UVA terá 50% das vagas destinadas a egressos do ensino público

O governo do Ceará deve sancionar hoje, 17 de janeiro, a lei que institui o sistema de cotas nas três universidades estaduais (UECE, URCA e UVA). De autoria do deputado Zé Ailton Brasil (PP), a lei 244 foi aprovada em 22 de dezembro, e terá vigor pelos próximos dez anos.
Semelhante ao sistema adotados pelas universidades federais, metades das vagas de cada vestibular serão destinadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública, entretanto, não haverá cotas raciais, como acontece nas instituições federais.

Vale destacar que alguns cursos da Universidade Vale do Acaraú, como por exemplo a graduação em Direito tem a grande maioria dos alunos oriundo do ensino privado, a sanção dessa lei irá mudar bastante o perfil dos graduandos da área. Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado destaca que a nova lei permitirá o acesso das camadas mais importantes da população à universidade.
“Agora, iremos garantir que no Ceará todos os cursos, e não apenas determinadas áreas tenham 50% dos alunos vindos da escola pública”, garante Inácio, acrescentando que “está é uma conquista da luta dos estudantes, principalmente, e da elevação da consciência de determinados setores da comunidade acadêmica e da esfera governamental”. O próximo vestibular deve acontecer entre março e abril, são esperadas cerca de 900 vagas para mais de 20 cursos.

Com Informações de Messias Elmino

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta