Varejo amarga pior Natal no País desde 2016, apontam associações
O varejo registrou o pior desempenho no Natal desde 2016, projetam as associações varejistas. Nesse intervalo, o volume de vendas recuou 6,2%, respectivamente, enquanto em 2020, o comércio teve saldo positivo de 0,9%, abaixo do verificado em anos anteriores.
As vendas nas lojas físicas e no comércio eletrônico caíram 1,8% no período de 19 a 25 de dezembro em relação ao mesmo intervalo de 2019, conforme aponta o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Já no varejo online, o qual corresponde a cerca de 10% do varejo total, a alta foi de 15,5% sobre 2019.
Para driblar o baixo índice de vendas no período natalino, alguns varejistas já adotaram a temporada de descontos de até 80%.
O fraco desempenho é reflexo do encolhimento do auxílio emergencial e de um período de fechamento de lojas e comércios em alguns municípios por conta do aumento dos casos da Covid-19.

