O Decon-CE já realizou 28.416 atendimentos neste ano, enquanto o Procon Fortaleza recebeu 18.247 queixas. Tanto a Enel quanto a Cagece aparecem no topo da lista de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor
Levantamento feito pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE) e pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) mostra as dez empresas mais reclamadas pelos clientes neste ano, até agora, em cada um dos órgãos.
O Decon-CE já realizou 28.416 atendimentos em 2019. As empresas com o maior número de reclamações são Enel Distribuição Ceará, concessionária de energia do Estado, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Banco Bradesco Cartões. Já o Procon Fortaleza recebeu 18.247 queixas, sendo Enel, Cagece e Oi Móvel as três primeiras colocadas do ranking.
Entre as reclamações mais comuns, estão cobrança indevida/abusiva, produto com vício, dúvida sobre cobrança, cálculo de prestação/taxa de juros e valor de reajuste da mensalidade do serviço.
Confira o ranking
Decon-CE
(reclamações feitas de 1/1/2019 até 24/10/2019)
1. Enel Distribuição Ceará – 3.725 queixas
2. Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) – 3.352
3. Banco Bradesco Cartões – 966
4. Oi Móvel – 888
5. Banco Bradesco – 822
6. Banco do Brasil – 699
7. Tim Celular – 680
8. Caixa Econômica Federal – 676
9. Telefônica Brasil (Vivo) – 625
10. Banco Itaucard – 551
Procon Fortaleza
(reclamações feitas de 1/1/2019 até 30/9/2019
1. Enel Distribuição Ceará – 2.112 queixas
2. Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) – 1.297
3. Oi Móvel – 753
4. Tim Celular – 431
5. Telefônica Brasil (Vivo) – 354
6. Telemar Norte Leste (Oi) – 243
7. Banco Bradescard – 229
8. Via Varejo (Casas Bahia) – 203
9. Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda – 194
10. Banco Bradesco – 189