VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância tem evento satélite em Sobral

Entre os convidados está o médico Drauzio Varella

Membros do Instituto da Infância (Ifan) participam nos dias 3 e 4 de outubro do VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, em São Paulo. Além disso, um simpósio satélite está sendo organizado pelo Ifan para acontecer em Sobral. O objetivo do evento satélite é que membros e equipes dos projetos sociais Atitude Legal e Elo dos Saberes, e equipes parceiras que fazem parte do Projeto Melhores Infâncias CE, de 10 Municípios do Estado, também possam participar.

Estão confirmadas equipes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – Padin, gestores e lideranças públicas das áreas de educação, saúde, assistência social, planejamento, cultura e políticas públicas voltadas para a primeira infância. Os representantes são das localidades de Bela Cruz, Coreaú, Granja, Irauçuba, Morrinhos, Senador Sá, Tejuçuoca, Viçosa do Ceará, Acaraú e Uruoca.

“O evento será uma excelente oportunidade para gestores e profissionais dialogarem sobre políticas públicas e projetos voltados ao desenvolvimento da primeira infância no foco da equidade para as diferentes “primeiras infâncias” que temos. Estamos muitos felizes de poder organizar esse simpósio satélite aqui no Ceará e propiciar este aprendizado e discussão”, disse Luzia Laffite, Superintendente Executiva do Ifan.

O VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e tem como objetivo estimular reflexões sobre a importância da equidade de oportunidade na primeira infância para a construção de um país mais justo.

Entre os convidados do evento está o professor David R. Williams, do Departamento de Saúde Pública e Ciências Sociais da Universidade Harvard, que abrirá o evento falando sobre a influência do ambiente para o desenvolvimento infantil. No mesmo painel, estará o economista Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper, com o contexto brasileiro.

O Simpósio ainda terá a presença da professora catedrática de Estudos da Criança, Juventude e Família na Universidade de Nebraska-Lincoln, que vai focar na importância de políticas públicas intersetoriais para a primeira infância, e de Daniella Ben-Attar, representante da Fundação Bernard van Leer, em Israel, que discutirá como os espaços públicos e as oportunidades de interação com a natureza estão relacionados com questões de equidade. O médico e escritor Drauzio Varella está entre as participações especiais.

[Sobre o Ifan]

O Instituto da Infância (Ifan) é uma associação sem fins lucrativos, independente, sem filiação a partidos políticos nem a instituições religiosas, constituída no ano de 1999, com sede administrativa em Fortaleza (CE) e atuante na Região Nordeste do Brasil. Desde sua fundação, o Instituto vem realizando no Ceará, e em outros estados do País, ações de intervenção direta, assessoria técnica, formações, advocacy, programas e projetos, tais como; Atitude Legal e Elo dos Saberes, mapeamento de microrregiões e projetos pilotos no interior do estado na temática da Primeira Infância e família.

O Ifan busca, por meio de uma gestão de conhecimentos, produzir e disseminar saberes inovadores sobre as infâncias no nordeste do Brasil, realizando a aliança entre pesquisa e ação, com estratégias de organização dos conhecimentos externos e dos colaboradores, a fim de fundamentar sua prática aplicada. O Instituto é membro da Rede Nacional da Primeira Infância e organização coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Estadual da Primeira Infância no Ceará.

Serviço:

O quê: VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância – evento satélite em Sobral;

Quando: 3 e 4 de outubro;

Local: Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) – R. Iolanda P. C. Barreto, 138, Derby Clube, Sobral, CE.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta