Virginia Oliveira lança primeira parte do álbum Flor de Mandacaru neste sábado em Sobral

A artista Virginia Oliveira lança neste sábado, 27 de setembro, a primeira parte do álbum Flor de Mandacaru. O trabalho é financiado pela Lei Paulo Gustavo, através do edital Ceará das Artes, e marca um novo passo na trajetória da artista, trazendo para a música sua narrativa sobre sertão, solidão e capacitismo, refletindo suas vivências pessoais e coletivas.

Natural de Morada Nova-CE e atualmente residente em Sobral, Virginia é artista multilinguagem e já estreou o projeto Flor de Mandacaru como espetáculo de teatro em janeiro de 2023. Conhecida também no cenário do slam, representou o Ceará no Slam BR em 2021 e 2022, integrando à sua música a força da poesia falada e da cultura periférica.

O álbum é construído como parte da cultura deff, fortalecendo a representatividade de pessoas com deficiência e desenvolvendo uma proposta anticapacitista, com foco em acessibilidade. “A gente está pesquisando, pensando em novos mundos. A música é instintiva e é para todos. Nossos corpos também consomem e fazem arte”, afirma Virginia.

A primeira parte do projeto, intitulada EP Sertão, aborda a ausência de políticas públicas e o abandono de territórios, mas também destaca a resistência, resiliência e potências culturais do povo sertanejo. O perfil da artista no Instagram, @vigmia, reúne relatos de sertanejos que fortalecem essas narrativas.

O trabalho conta com composições de Virginia Oliveira, produção geral de Thay Gadelha, produção musical de Gegê Teófilo, com participações de Allyson Oliveira, Guilherme Santos e Matheus Souza, além da preparação vocal de Jéssica Cisne. A acessibilidade está presente em todas as etapas, com captação de imagens por Thamires Coimbra e interpretação em Libras por Íslandia Castro. Também colaboram Susannah Quetzal e DJ Enejaru.

📀 O álbum já está disponível para pré-save: artists.landr.com/