9° Festival Internacional de Circo do Ceará encerra neste fim de semana em Sobral

O Festival Internacional de Circo do Ceará encerra a 9ª edição em Sobral. A cidade vai receber aula-espetáculo nos dias 21 e 22, na Estação da Juventude, e apresentações artísticas, de 21 a 23 de julho, em três espaços culturais: Teatro São João, Museu MADI Sobral e Anfiteatro da Margem Esquerda. A programação é gratuita e livre para todas as idades.

A programação dá início com o Programa de Formação Luz no Picadeiro, uma ação que tem como objetivo preservar e difundir o saber circense através do aperfeiçoamento das diversas técnicas. “Corpo Acrobático” é o tema da aula-espetáculo que será ministrada por Lu Menin, multiartista circense integrante da Cia Barnabô (São Paulo), nos dias 21 e 22, às 19h, na Estação da Juventude. Com 20 vagas, a formação é composta por aquecimento e preparação física específica com foco no trabalho de base e estímulos através da consciência fina e detalhista da técnica de acrobacia.

Já a programação artística contará com três dias de apresentações de artistas de três países (Argentina, Espanha e Venezuela) e de quatro estados (Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará). O espetáculo “Luna de Miel”, da Lamira Artes Cênicas (Tocantins), abre a programação no dia 21 de julho. Com início às 20h, no Teatro São João, o espetáculo retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel, passando por inúmeras aventuras.

A programação segue nos dias 22 e 23, às 18h, no Museu MADI Sobral, e às 19h, no Anfiteatro da Margem Esquerda. Dentre as 13 atrações, destaque para “O Fantástico Mundo do Circo”, da Periferia Circu’s (Sobral), que consiste em uma adaptação do espetáculo o fantástico mundo do circo, um produto da escola de artes do segmento circo do Instituto Ecoa e Secult de Sobral, que mostra o resultado do processo de formação e fomento do circo na periferia. O público também vai conferir o espetáculo-brinquedo “Cabeça de Nego”, de João Carlos Artigos (Rio de Janeiro). A partir do pacto entre o artista e a plateia, a performance vai se constituir pelo compartilhamento dos erros e das limitações, que em cena se transformam em  riquezas capazes de transformar o defeito em “de efeito”.

O 9º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Rede, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio das Prefeituras Municipais de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral e Apoio Institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos: Enel.

9ª Edição FICC

A 9ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) teve início no dia 07 de julho e segue até o dia 23 de julho, com programação em praças e espaços públicos de cidades do Ceará. Além de Sobral, o festival já passou por Fortaleza, Aracati (em Canoa Quebrada), São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara e Itapipoca. Ao todo, são mais de 80 atividades, 100% acessíveis, com tradução em Libras e Audiodescrição.

A programação conta com grupos de quatro países: Brasil, Argentina, Espanha e Venezuela. Do Brasil, há participantes de diversos estados do País, como Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Os cearenses que vão mostrar sua arte no picadeiro do festival são de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Russas, Juazeiro do Norte, Quixeré, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Itapipoca, Taíba (São Gonçalo do Amarante), Canoa Quebrada (Aracati) e Sobral.

PROGRAMAÇÃO

– PROGRAMA DE FORMAÇÃO LUZ NO PICADEIRO

Dias: 21 e 22 de julho

19h – Estação da Juventude – R. João Paulo II – Novo Recanto, Sobral – CE

Aula-espetáculo: Corpo Acrobático

Instrutor: Lu Menin – Cia Barnabô (São Paulo)

– PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Dia 21 de julho (Sexta-feira)

20h – Teatro São João

Luna de Miel – Lamira Artes Cênicas (Tocantins)

Dia 22 de julho (Sábado)

18h – Museu MADI Sobral

Charanga do Festival (Sobral)

Laborioso Contato: um palhaço anuncia o fim do mundo – Trupe Motim de Teatro (Quixeré)

19h – Anfiteatro da Margem Esquerda

Charanga do Festival (Sobral)

Ch@furdo – Dona Zefinha (Itapipoca)

Ilusão de Braço – Mágico Mister Van (Juazeiro do Norte)

Allegro Andante – Cia Barnabô (São Paulo)

21h – Museu MADI Sobral

Aerial Straps and Hair Hanging – Resiliencia Dúo (Argentina)

Chamas dos Dragões – Enzo Manuel e Matheus Jonas – Luminus Circus (Jijoca de Jericoacoara)

Dia 23 de julho (Domingo)

18h – Museu MADI Sobral

Charanga do Festival (Sobral)

O Fantástico Mundo do Circo – Periferia Circu’s (Sobral)

19h – Anfiteatro da Margem Esquerda

Charanga do Festival (Sobral)

Cabeça de Nego – João Carlos Artigos (Rio de Janeiro)

Handstand – Héctor Carrozzo (Argentina)

4×4! – Little Testa (Espanha)

21h – Museu MADI Sobral

Charanga do Festival (Sobral)

Flutuando – Cia FloTTant (Venezuela)

Fluindo em Chamas – Ynaiã (Fortaleza)

Poéticas Incandescentes – Marcus Angaro (Jijoca de Jericoacoara)

Programação sujeita a alterações

SERVIÇO

9º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) em Sobral: [APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS]: Dia 21 de julho, no Teatro São João e dias 22 e 23 de julho, no Museu MADI Sobral e Anfiteatro da Margem Esquerda. [PROGRAMA LUZ NO PICADEIRO]: Dias 21 e 22 de julho, na Estação da Juventude. Site: www.festivaldecircoceara.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com.

4 Comentários
  1. Violet Diz

    You are so cool! I do not suppose I have read through something like this
    before. So nice to find somebody with a few genuine thoughts on this issue.
    Seriously.. thank you for starting this up. This web site is one thing that
    is needed on the web, someone with a bit of originality!

  2. Cool blog! Is your theme custom made or did you download it from
    somewhere? A design like yours with a few simple tweeks would
    really make my blog shine. Please let me know where you got your design. Thank you

  3. ferbin à acheter en pharmacie Diz

    You have made some good points there. I looked on the net to find out more about
    the issue and found most individuals will go along with your views on this
    site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.