Cidades do litoral oeste cearense recebem ação social de atendimento médico que atuará na fila de regulação do SUS

A organização social SAS Brasil estima beneficiar 5 mil pessoas dos municípios Itarema, Acaraú e Cruz ao levar voluntários para atender em diversas especialidades médicas.

Entre 21 e 26 de outubro, o litoral oeste do Ceará será palco de mais uma expedição de saúde da organização social SAS Brasil. Em seis dias, a caravana com cerca de 50 voluntários de diversas regiões do país passará por comunidades remotas localizadas em Itarema–CE, Acaraú-CE e Cruz–CE com a missão de levar saúde para pessoas que aguardam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que ao final da ação, mais de 5 mil pessoas sejam beneficiadas pelos atendimentos.

Cumprindo o trajeto do Sertões Kitesurf, o maior rally de kitesurf do mundo, a SAS Brasil trilhará uma jornada que combina aventura e impacto social. Desta vez, a expedição de saúde atenderá nas especialidades: dermatologia, ginecologia, pediatria, psicologia, endocrinologia, oftalmologia, nutrição e saúde mental. “Todas as áreas escolhidas foram pensadas de acordo com a necessidade da população mediante uma triagem prévia em cada região”, afirmou a médica e coordenadora de expedições da SAS Brasil, Anna Beatriz Leite, ao reafirmar o cuidado da organização social com cada população acolhida.

Para além dos atendimentos em saúde especializada, a organização social também acolherá cerca de 600 crianças da rede pública de ensino por meio da segunda edição do projeto Saúde nas Escolas. A iniciativa, que acontecerá em parceria com as escolas estaduais de Itarema, proporcionará orientações educativas voltadas para um estilo de vida mais saudável dos pequenos, assim como ampliar o contato dos alunos do Ensino Fundamental com o tema da saúde.

“Através do lúdico é possível fomentar o conhecimento e o acesso à saúde para as crianças”, compartilhou Madu Queiroz, responsável pela iniciativa, ao comentar as expectativas para esta edição. “A ação vai muito além de uma simples feira de saúde escolar”, completou, destacando o impacto positivo que as orientações têm na vida das crianças, que passam a conscientizar seus familiares sobre alimentação, cuidados com a saúde mental e prevenção do câncer de pele, temáticas abordadas nesta edição.

O trabalho é realizado com o apoio de voluntários, mas também conta com outras estruturas que potencializam o acesso à saúde no Ceará. As ações serão acompanhadas pela Unidade Móvel de Saúde e as Unidade de Telemedicina Avançada da SAS Brasil, carreta itinerante e estruturas fixas equipadas com consultório médico e equipamentos de ponta. Através delas a população poderá realizar desde procedimentos de rotina até pequenas cirurgias dermatológicas.

Ao término da expedição, a SAS Brasil, em parceria com as secretarias de saúde e educação locais e apoiada por patrocinadores como Sertões Kitesurf, SOL, Instituto PENSI, Philips Foundation, La Roche-Posay, Novo Nordisk, Roche Farma, Fifi Rally Team, Rafaella Investimentos, Prime Field, Mercadão dos Óculos, Hospital Leiria de Andrade e Fundação Leiria de Andrade deixará um legado contínuo de saúde e alegria para quem mais precisa.

 

Confira o calendário da SAS Brasil:

Expedição SAS Brasil no Sertões Kitesurf
Itarema–CE 21 a 22 de outubro
Acaraú–CE 23 e 24 de outubro
Cruz–CE 26 de outubro