Hospital Regional Norte realiza ações de conscientização sobre o AVC
O serviço de AVC do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral, realiza ações de conscientização e combate ao AVC com exposição de stands em locais públicos da cidade de Sobral. Além da aferição de sinais vitais, serão dadas orientações sobre como identificar os sinais e sintomas do AVC e quais medidas de primeiros socorros tomar. Também serão estimulados atos para uma vida saudável (com alimentação balanceada e prática de atividade física).
Na segunda-feira, 28 de outubro, vai haver uma ação no Becco do Cotovelo, a partir das 8 horas. Já em 29 de outubro, Dia Mundial de Combate ao AVC, a ação será no mercado público, também a partir das 8 horas.
Fluxo de AVC
A regulação do Samu 192 Ceará é a principal forma de chegada de pacientes à unidade de AVC do HRN. Após aprovação da equipe, o paciente é direcionado para o hospital. Outra forma de entrada é pela emergência. A unidade de AVC do HRN conta com dez leitos de AVC Agudo e dez de Subagudo. Em 2023, foram 715 atendimentos a pacientes na unidade de AVC. Em 2024, até setembro já foram 541 atendimentos.
O coordenador médico da unidade de AVC do HRN, Espártaco Ribeiro, destacou que o AVC é uma das maiores causas de morte e de incapacidade no Brasil, podendo deixar sequelas irreversíveis. “O AVC é uma das doenças que mais matam atualmente. O tempo é fundamental para a recuperação desses pacientes”, ressalta. A doença é uma espécie de ‘infarto cerebral’. “O AVC Isquêmico é causado por uma obstrução de uma artéria que leva sangue para uma parte do cérebro e, por isso, causa sintomas focais”, explica Ribeiro.