Um homem de 52 anos acusado de tentar matar a ex-companheira com 22 facadas em setembro de 2020, no bairro Papicu, em Fortaleza, foi preso no último dia 25 de julho, quase seis anos após o crime. O suspeito teve mandado de prisão cumprido por tentativa de feminicídio após ser localizado em Tururu, no Norte do Estado.
O homem é acusado de tentar matar uma empregada doméstica, identificada como Antônia dos Santos da Costa, de 51 anos, após não aceitar o fim do relacionamento com a mulher. A vítima teve perfurações nos dois pulmões e no rim após ser atacada em casa pelo suspeito.O casal estava separado há três meses, como O POVO mostrou na época.
No dia do ocorrido, o suspeito esperou a mulher voltar para casa de um shopping e atacou a vítima com golpes de faca na entrada da sua residência. Câmeras de segurança do local mostraram o momento do ataque.Ainda nas imagens, veículos que passavam pela via tentavam impedir o homem e socorrer a mulher.
Devido à gravidade das lesões, Antônia precisou passar por cirurgias e permaneceu intubada por um mês em um hospital em Fortaleza.O POVO apurou, na época, que o suspeito fugiu após o crime portando ainda o celular da vítima. Na época, testemunhas relataram que o homem teria sofrido uma tentativa de linchamento.
O suspeito chegou a ser socorrido pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. Após atendimento, o homem foi conduzido à uma unidade policial, onde foi ouvido e liberado.
Ainda não há informações oficiais por qual razão o suspeito não ficou detido pelo crime de tentativa de feminicídio. Na época do crime, o suspeito já tinha antecedentes criminais por ameaça no âmbito da violência doméstica.A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que o inquérito policial referente ao caso foi concluído e o homem segue à disposição da Justiça.
O processo sobre a tentativa de feminicídio tramita em segredo de JustiçaAo O POVO, a advogada Luanda Bastos, que representa a defesa da família da vítima, informou que o caso será submetido ao Tribunal do Júri no próximo dia 30 de setembro, às 9h30min, no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.
Família relata sequelas na vítima e teme soltura do suspeito
Em entrevista ao O POVO, uma fonte familiar da vítima, que preferiu ficar em anonimato, relatou que o crime deixou danos físicos e psicológicos à mulher alvo das agressões.Em razão do crime, a vítima teve sequelas cognitivas e psicológicas, passando a sofrer com lapsos de memória provocados por um golpe na cabeça que teria sido efetuado pelo agressor.Ainda segundo a fonte, a mulher desenvolveu um quadro de ansiedade que não tinha antes do crime. “A sequela dela é esquecimento, ela criou uma ansiedade que ela não tinha. Só dorme se for abaixo de remédios”, relatou.
Apesar do tempo do crime, a fonte revelou que a vítima ainda convive com traumas, medo e recordações do dia. Segundo ela, a família também teme a possibilidade do suspeito ser colocado em liberdade .
“Com a prisão, ela voltou tudo de novo para ela, ela ficou com medo.
O único medo que eu tenho é que a Justiça possa dar pouco tempo de prisão a ele e ele venha se sentir em liberdade para voltar e terminar o que não terminou”, disse a familiar.
Fonte: O Povo

