Como gerenciar seu tempo no primeiro dia do Enem 2026?

Neste domingo (8), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 terão 5h30 para responder 90 questões das provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, além da Redação. Além da preparação sobre as teorias e conteúdos que cairão no exame, é fundamental que os alunos saibam gerenciar o tempo para solucionar tudo que foi proposto.

A Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que define as notas das provas objetivas do Enem, é uma das principais questões que os estudantes devem levar em consideração para montar uma estratégia de prova. É o que explica o professor de História e supervisor de 3º ano na Organização Educacional Farias Brito, Dawison Sampaio.

“A TRI avalia, para cada aluno, seu conjunto de respostas. É o que chamamos de coerência pedagógica. Se porventura for detectado nesse sistema que você acertou uma questão difícil e errou uma questão fácil, a tendência é que a sua pontuação seja menor do que uma outra pessoa que não seguiu esse padrão”, afirma.

Por isso, ele destaca que é pouco vantajoso que o candidato faça a prova de maneira linear, seguindo uma sequência cronológica. “O ideal é que você consiga reconhecer as questões que você tem uma maior habilidade e começar por elas”, explica.

No entanto, o supervisor faz uma ressalva: o processo de identificar as questões fáceis, médias e difíceis não significa folhear todo o caderno e classificar os itens. A seleção deve acontecer de maneira fluida e natural, pulando as dificuldades para responder com calma depois.

É fundamental o aluno entender que essa prática faz parte do planejamento e não indica um mau desempenho.
“É preciso ter a capacidade de entender que, muitas vezes, você vai ter que pular uma duas ou mais questões tem que fazer parte da sua estratégia, que isso não impacte o teu psicológico a ponto de achar que você foi mal na prova porque você teve inicialmente que pular algumas questões”, destaca.

INICIAR PELA REDAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA
Conforme Sampaio, uma das técnicas aplicadas por muitos estudantes no primeiro dia de provas é começar a resolução do exame a partir da redação.

A prova exige a construção de um texto dissertativo-argumentativo com no máximo 30 linhas, apresentando uma reflexão e proposta de intervenção sobre uma problemática.

Ao começar pelas questões de múltipla escolha, o aluno já realizou um longo esforço e ainda precisa marcar o gabarito com atenção. Iniciando pela produção textual, a mente do candidato está “descansada”, afirma o professor.

Essas escolhas dependem principalmente do autoconhecimento que o aluno têm. Conforme Sampaio, o estudante, ao longo dos simulados, conseguiu entender o tempo que gasta em cada etapa da prova.

“Você aluno, você aluna, você é exatamente essa pessoa que sabe mensurar, que você entende qual é o seu tempo”, afirma o professor. Assim, entrar na prova com confiança e equilíbrio emocional é o passo decisivo para alcançar um excelente resultado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:Diário do Nordeste