Alunos de Canindé criam aplicativo gratuito que ajuda turistas a conhecerem a cidade

Alunos e professores de Rede de Computadores e Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Canindé, região norte do Estado, desenvolveram um aplicativo gratuito para Android para turistas e moradores.

A ferramenta está disponível para download desde o último dia 5. No App Guia do Santuário de Canindé , ao clicar em qualquer ponto no mapa, a ferramenta apresenta suas principais informações: foto, descrição e horário de funcionamento.

Com mapa que indica e caracteriza os principais pontos religiosos e turísticos do município e também postos de serviço públicos, o usuário pode traçar uma rota entre sua posição atual até o ponto de destino, facilitando a localização dentro da cidade.

O professor do IFCE Henrique Leitão, de 34 anos, explica sobre a necessidade da ferramenta para a cidade que recebe um número expressivo de visitantes. “Em Canindé temos a terceira maior festa religiosa do Brasil devido o envolvimento de toda a cidade no comércio e na história cultural. Apesar disso, a situação de informações é precária, não dando conta de suprir todas as informações da cidade, por isso, criamos um aplicativo para ajudar a localização destes pontos de maneira que o usuário tenha a informação à mão”, conta.
A inovação tecnológica que valoriza o equipamento cultural da cidade de maneira sistemática foi desenvolvida pelos professores Álisson Linhares, Alysson Bonetti, Henrique Leitão, Eduardo Piagge e Ivo Luís. Integrando a equipe de pesquisa estão os alunos Gutierre de Pádua, Kessi Silva, Rafael Lopes e Fco. Evelton Cosmo e colaboração de Eugenio Pacelli.
“O objetivo de IFCE é formar alunos que possam aplicar os conhecimentos adquiridos para ajudar a resolver os problemas no ambiente que estão inseridos. Quando se consegue realizar um projeto desse tipo, envolvendo alunos de dois cursos para criar uma ferramenta para a região que eles vivem, é muito gratificante, uma vez que reúne os três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão. Existem várias outras funcionalidades a serem desenvolvidas e estamos buscando parcerias para evoluir o projeto, uma vez que foi feito voluntariamente por alunos, professores, além de contar com a colaboração de servidores e da direção do campus”, explica Henrique.
O aplicativo foi desenvolvido inicialmente em 2014 pelos professores Linhares e Piagge. Empresas interessadas em parceria com a ferramenta podem contatar o professor Henrique Leitão através do e-mail: henriqueleitao@ifce.edu.br ou telefone 3343-0572. O endereço da instituição em Canindé fica localizado na Rodovia BR 020, Km 303, sem número, Jubaia.

Com Informações O Povo

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta