Autônomo pode baixar aplicativo para auxílio emergencial a partir desta terça (07)

Os trabalhadores informais não inscritos em programas sociais poderão baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal a partir das 9h desta terça-feira (7). O aplicativo permitirá o cadastramento para receber o auxílio emergencial de R$ 600, o qual será pago por três meses, no mínimo, para compensar a perda de renda decorrente da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, esse aplicativo, intitulado “CAIXA | Auxílio Emergencial”, permitirá escolher uma conta bancária para receber o dinheiro ou sacar em lotéricas.

A Caixa lançou um site e uma central de atendimento telefônico para tirar dúvidas e a realizar o cadastro. Mais informações sobre o aplicado ainda serão divulgadas pelos ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes; pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães; e pelo presidente do Dataprev, Gustavo Canuto.

Trabalhadores autônomos não inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e que não pagam contribuição para o INSS devem se cadastrar. Quem não sabe se está no CadÚnico pode conferir a situação ao digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo.

Quem contribui para a Previdência como autônomo ou como microempreendedor individual (MEI) já teve o nome processado pela Caixa Econômica e está automaticamente apto a receber o benefício emergencial. O ministro Onyx Lorenzoni disse nessa segunda-feira (6) que os benefícios começarão a ser pagos nesta terça para quem está nos cadastros do governo.

Para trabalhadores autônomos ainda não cadastrados, o pagamento será feito até 48 horas depois da conclusão do cadastro no aplicativo. O benefício será depositado em contas poupança digitais.

Para quem não tem conta em bancos, é possível sacar o benefício em lotéricas.

Beneficiários do Bolsa Família

O terceiro grupo é formado pelos beneficiários do Programa Bolsa Família, que não precisam baixar o aplicativo. De acordo com o ministro Lorenzoni, eles estão inscritos na base de dados e vão poder escolher se receberão o Bolsa Família ou a renda básica emergencial.

*Com informações da Agência Brasil

1 comentário
  1. Antonio Aparecido de Sampaio Diz

    Eu sou Antonio Aparecido de Sampaio,estou desempregado há três anos sem carteira assinada eu gostaria de participar desse Auxilio Emergencial do governo eu não faço parte de nemhum beneficio social tal como o bolsa familia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.