Bolsonaro autoriza aumento de 33% para professores: “Vou seguir a lei”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o aumento de aproximadamente 33% no piso salarial de professores. A porcentagem é maior que a recomendação do Ministério da Economia, que beirava 7,5%.

O piso da categoria pode passar de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34. O tema gera divergências entre governo federal e estados ou municípios. Governantes locais temem que o aumento gere grande pressão nas contas e aumente, de forma considerável, os gastos.

Pela Lei do Magistério, o reajuste de professores é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), definido pelo Ministério da Educação.

Com a aprovação do novo Fundeb, a remuneração de professores deve seguir a variação do ICMS recolhido pelos estados e também a variação da inflação nos últimos dois anos – o reajuste do valor por aluno deve ser de 33% em 2022.

Em conversa com apoiadores nesta quarta, o presidente falou sobre o assunto: “Eu vou seguir a lei. Governadores não querem os 33%, tá? Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso, ok?”.

Fonte: Metrópoles

3 Comentários
  1. Kauf von florinefr Diz

    Wow cuz this is great work! Congrats and keep it up. estradiol ohne Rezept in Deutschland finden

  2. Zeneuch Diz

    Passion the website– really user friendly and lots to see! Seriöse Quellen für erythromycin in Belgien

  3. Francisco das Chagas de Maria Diz

    Esquerda não gostou! Diz que é eleitoreiro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.