Brasil é o 3º país que mais pesquisa por Black Friday no mundo
Comemorada sempre na última sexta-feira de novembro, a Black Friday de 2023 ocorrerá no próximo dia 24, ainda que grande parte dos descontos se expandam ao mês inteiro. Com sua primeira aparição no Brasil há 13 anos, a data continua sendo um dos momentos mais esperados para a compra de móveis, decoração, eletrodomésticos e outros utilitários.
Os descontos fazem tanto sucesso que, na última edição, foi gerado um valor recorde de mais de R$ 4,2 bilhões em vendas, como revela o estudo da CupomValido.com.br, com dados da Statista e SEM Rush sobre a Black Friday no Brasil e no mundo.
A pesquisa ainda revela que o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de países que mais pesquisam por descontos de Black Friday no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha, representando o único país latino-americano do grupo.
Com valor médio de R$ 753 por pedido (aumento de 15% em comparação aos dados de 2022), o país já soma mais de 14 milhões de adeptos, que preferem as compras on-line durante a data.
O que o brasileiro mais compra?
Segundo análises da Nubimetrics em 2021 e 2022, as smart TVs, caixas de som e aparelhos de ar condicionado ficaram entre os itens de maior sucesso e, em 2023, a tendência se mantém.
Segundo a Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics, produtos com alto valor agregado entram nas listas de desejos nesta época, já que os preços tornam-se mais acessíveis.
“A Black Friday de 2022, bem como a deste ano, mantém a tendência de demandas por produtos para casa e conforto pessoal, isso porque os brasileiros esperam por boas oportunidades de negócios e parcelamentos. Os descontos dessa data tão importante se revelam como a oportunidade ideal para adquirir o eletrodoméstico que é importante, mas que ainda não tinha sido adquirido, pelo custo elevado”, afirma.
A pesquisa divulgada pela CupomValido.com.br revela também que os cliques dos brasileiros para esta Black Friday aponta uma grande procura por eletrônicos e eletrodomésticos. Até agora, a maior procura é de itens de vestuário, com apenas 3% de diferença para os itens de casa e cozinha.