Campeonato estadual de quadrilhas juninas encerra Ceará Junino 2023, entre os dias 27 e 30 de julho, em Quixeramobim

A 23ª edição do Ceará Junino se despede nos próximos dias com o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023, entre os dias 27 a 30 de julho, no município de Quixeramobim em uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Com o tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo, o XXIII Ceará Junino realizou 21 festejos regionais em diversas cidades do Ceará durante os meses de junho e julho e, agora, caminha para a decisão final com as mais de 20 quadrilhas juninas finalistas que disputam o Campeonato Estadual.

A programação do evento durantes os próximos seis dias conta com oficinas, rodas de conversa, palestras e apresentação de quadrilhas – serão 21 grupos de todo o Estado participando do campeonato oficial, além de quadrilhas convidadas. Na cidade cenográfica, o público poderá conferir ainda a decoração com elementos do ciclo junino, feiras de comidas típicas e apresentações artísticas da cultura popular próprias do período junino.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO

Entre a programação secundária ao Campeonato Estadual, no dia 28 de julho, acontece a palestra “A cadeia produtiva das Festas Juninas no Ceará: realidade, potencial econômico e social”, com Cláudia Leitão, no Auditório do Sindicato dos Funcionários Públicos de Quixeramobim. Trata-se do “Café Cultural”, eixo da programação que fala sobre Economia Criativa, cadeia produtiva e mobilização social no movimento junino cearense, que recebe mais dois encontros nos dias 29 e 30/7 sobre movimentos juninos no sertão e políticas públicas.

Já a abertura oficial das apresentações do Campeonato Estadual acontece no dia 27, quinta-feira, às 19h, dando sequência à exibição do primeiro grupo de quadrilha, o Junina Riachão, de Capistrano. Além desse, durante quatro dias será possível assistir formações dos municípios de Fortaleza, Itatira, Caucaia, Iguatu, Pentecoste, Santa Quitéria, Tauá, Campos Sales, Camocim, Quixeré, Cascavel, Aracati, Ipu, Juazeiro do Norte, Sobral, Senador Pompeu, Russas e Pindoretama. Haverá também transmissão ao vivo por meio do instagram do Festejo Ceará junino (@festejocearajunino).

Vale ressaltar que, fechando a noite de cada dia, após as apresentações das quadrilhas no espaço “Coisa Acesa”, o Sertão Pub receberá a programação “Vitrola Junina”, com Mestre Lula Luiz Paulo do Acordeon, Azanias, Agna Ruth cantando Rita de Cássia, nas noites dos dias 27, 28 e 29/7, a partir da meia noite.

Para o público infantil, sempre às 17h nos dias 28, 29 e 30/7, na Casa de Antônio Conselheiro, acontece a programação “Você Se Lembra – Tá de Brincadeira” com oficinas lúdicas de pintura facial, teatro e confecção de máscaras.

Outro ponto alto da programação, além das quadrilhas juninas a cada noite, são os encontros no espaço “Mestres da Tradição”, que receberá rodas de conversas com Mestres e Mestras da Cultura, os guardiões da nossa cultura popular. Mestre Raimundo Claudino, da tradição junina de Tabuleiro do Norte, Mestra Dadá Leitão, do bordado em mão de Quixeramobim e Mestra Lourdes, da dança do côco e maneiro-pau de Solonópole são exemplos de presença confirmada.

MAIS SOBRE O PROJETO
O XVIII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino é o evento de culminância dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas, apoiados pelo XXIII Edital Ceará Junino 2023, lançado em abril deste ano, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Por meio de seleção pública, o certame apoiou a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo junino.

O Campeonato Estadual e suas ações já foram acolhidos em edições anteriores pelas cidades de São João do Jaguaribe, Juazeiro do Norte e, na última edição, pelo município de Fortaleza.

 

Confira abaixo a lista de apresentações pelo Campeonato Estadual:

Local: na Praça da Matriz

27 de julho, quinta-feira

19h30 – Apresentação de Quadrilha convidada

20h30 – Abertura Oficial

21h – Junina Riachão (Capistrano)

22h – Paixão Nordestina (Fortaleza)

23h – Folia no Sertão (Itatira)

00h – Junina Bairro Ellery (Fortaleza)

28 de julho, sexta-feira

18h30 – Apresentação de Quadrilha convidada

19h30 – Sol Nascente (Iguatu)

20h30 – Trem Maluco (Pentecoste)

21h30 – Rosa Branca (Santa Quitéria)

22h30 – Flor do Mandacaru (Tauá)

23h30 – Cangaço Nordestino (Fortaleza)

00h30 – Junina Babaçu (Fortaleza)

29 de julho, sábado

18h30 – Apresentação convidada (Quadrilha infantil ou Diversidade)

19h30 – Asa Branca (Campos Sales)

20h30 – Esperança (Camocim)

21h30 – Beira Lixo (Camocim)

22h30 – Festeja Ceará Siará (Quixeré)

23h30 – Fiapo de Trapo (Cascavel)

00h30 – Paixão Junina (Aracati)

30 de julho, domingo

18h – Apresentação da Quadrilha convidada “No improviso, Arraiá da Sol e da Conselheiro”

19h – Cerimônia de Encerramento

19h30 – Arraiá da Juventude (Ipu)

20h30 – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)

21h30 – Luar do Sertão (Sobral)

22h30 – Fulô do Sertão (Senador Pompeu)

23h30 – Girassol do Sertão (Russas)

00h30 – Junina Tradição (Pindoretama)

Ainda nesta terça-feira, 25, e quarta-feira, 26, o público também pode participar de programação de oficinas e palestras.

Clique aqui e confira a programação completa

3 Comentários
  1. Zeneuch Diz

    Keep up the good job and generating the group! compra de cleocin 300 mg como somnífero

  2. I every time used to read paragraph in news papers but now as I am a user
    of web so from now I am using net for articles,
    thanks to web.

  3. Mari Diz

    Fine way of explaining, and fastidious post to get facts
    about my presentation focus, which i am going to deliver in institution of higher education.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.