Casas da Mulher Cearense de Sobral e Juazeiro do Norte estão na fase inicial de obras

A implantação das unidades da Casa da Mulher Cearense (CMC) de Sobral e Juazeiro do Norte estão na fase inicial das obras, sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Vinculados à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os equipamentos vão fortalecer as ações do Estado na prevenção e combate à violência contra mulher no Interior.

O investimento para a construção dos equipamentos é de cerca de R$ 7,4 milhões, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III). Desses, 70% são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 30% são do Tesouro do Estado.

As unidades estão em fase inicial dos serviços de Engenharia, com escavação das fundações em andamento.

Ana Luiza Mizutane é gerente de Projetos de Arquitetura da SOP e está acompanhando a execução das obras.

A licitação para a construção das obras da Casa da Mulher Cearense, em Quixadá, deve iniciar em abril.

As Casas funcionam como um centro de atendimento humanizado, multidisciplinar e especializado à mulher em situação de violência.

A secretária da SPS, Socorro França, fala que os novos equipamentos vão chegar para fortalecer a luta a favor dos direitos e da proteção da mulher no Ceará.

Em cada equipamento, as mulheres vítimas de violência têm suporte jurídico, psicológico e socioassistencial, com Delegacia, Juizado Especial, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outras estruturas, como destaca a secretária Socorro França.