Cavalos usados em passeios turísticos em Jeri são sacrificados; criadores protestam

Entre as atrações turísticas oferecidas em Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste, estão o passeios com cavalos nas praias do Município. Entretanto, parte desses animais foi recolhida para ser encaminhada ao sacrifício. Isso porque os bichos teriam sido testados positivamente para a Anemia Infecciosa Equina (AIE).

Nas redes sociais, criadores dos cavalos protestaram contra o recolhimento dos animais. “Os nossos animais aí sendo entregues para o sacrifício sem ter direito nem a um reteste. Vão ser abatidos, mortos de forma cruel, sem a gente poder fazer nada, e os pais de família ficando sem seu ganha-pão”, desabafou um dos tutores enquanto gravava o momento da fiscalização.

Em nota, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de Jijoca de Jericoacoara, José Calixto de Brito Neto, afirma que entrou em contato com Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), para “entender os motivos que levaram a uma ação do governo para a retirada de alguns animais da Vila”. “Segundo a Adagri, os animais serão sacrificados por terem sido atestados com Anemia Infecciosa Equina (AIE) e o Mormo”, completa a nota.

Em nota, a Adagri confirmou a eutanásia de dois equídeos que testaram positivos para Anemia Infecciosa Equina. “Como parte dessa ação também foi realizada uma reunião com todos os donos dos equídeos, na qual foram orientados de que dentro do processo de contenção de foco para AIE, era obrigatório o saneamento da propriedade, que foi realizada com a coleta de amostras de sangue de 69 equídeos. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório do Ministério da Agricultura (Mapa), com a confirmação de mais 14 animais positivos para AIE”. Este grupo foi encaminhado para ser sacrificado nessa terça-feira.

Segundo a Agência, a eutanásia é procedimento padrão para a Anemia Infecciosa Equina e Mormo, por “serem doenças com alto poder de transmissão para outros equídeos”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.