Chuva em 50 municípios do Ceará foi causada por fenômeno pós-estação chuvosa

Choveu em 50 municípios cearenses na manhã desta segunda-feira (18), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município que registrou maior precipitação foi Beberibe, a 80 km de Fortaleza, com 31 milímetros.
De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas são decorrentes do fenômeno chamado Onda de Leste, comum nessa época de pós-estação chuvosa.
“Essa época é caracterizada por chuvas eventuais. Um resultado de um fenômeno meteorológico chamado Onda de Leste, comum na pós-estação chuvosa e que se forma na região Leste da região Nordeste”, explica o especialista.
Segundo Raul, os municípios mais afetados pelas precipitações são aqueles localizados na faixa litorânea da região leste do Ceará, Região Metropolitana de Fortaleza e Região do Maciço do Baturité. O município de Beberibe foi a cidade com o maior registro de precipitação de chuva (31 mm).  Logo em seguida, estão as cidades de Fortim com 27 mm; Maracanaú e Pacajus, com 26 mm, e Maranguape, com 25 mm. Na capital cearense, o registro foi de apenas 4 mm.
Resultado de imagem para chuva no ceará
Segundo a Fundação, a previsão para esta terça-feira (19) é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Região Jaguaribana e na Serra da Ibiapaba. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.