Chuva em Carnaubal, no Ceará, arrasta carro, alaga escolas e faz asfaltos de ruas cederem
.
As fortes chuvas registradas entre esta sexta-feira (11) e este sábado (12) na cidade de Carnaubal, na Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará, fizeram estragos na cidade. Vídeos gravados por moradores mostram carros arrastados pelas ruas, asfaltos que cederam com a concentração das águas, além de escola, creche e residências alagadas.
Em nota nas redes sociais, a Prefeitura de Carnaubal informou que “as providências já estão sendo tomadas para recuperar as ruas de nosso município, dos danos causados pela forte chuva ocorrida na tarde de hoje [sexta-feira, 11]”. A prefeitura pediu ainda “o cuidado e a atenção das pessoas ao trafegarem nas vias municipais”.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de 110 mm na cidade de Carnaubal entre sexta-feira (11) e sábado (12). Conforme o calendário diário de chuvas registrado pela entidade, foi a segunda maior precipitação neste período, atrás apenas do município de Lavras da Mangabeira, na região do Cariri, a qual, em dois postos diferentes, registrou 125mm e 130 mm.
Em várias das fotos tiradas por moradores da cidade, o asfalto cedeu por causa das chuvas; em outras, ruas aparecem completamente alagadas. Há vídeos com carros presos em valas após serem levados pelas fortes correntezas e até veículos atingidos por postes caídos.
No Centro sul do Ceará, a barragem de um açude na localidade de Catolé, no município de Cedro, a 387.3 KM de Fortaleza, se rompeu na madrugada deste domingo, 13. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, algumas famílias foram retiradas do local e levadas para a casa de parentes. No sábado, em Várzea Alegre, também houve inundações após uma barragem estourar.
Conforme o prefeito de Cedro, João Batista Diniz (PDT), algumas famílias que moram em uma das margens do riacho São Miguel estão ilhadas, sem acesso a sede do município. “Mas já estamos providenciando uma forma de acesso ao local”, garantiu.
Ainda conforme o prefeito, o nível das águas do Riacho São Miguel começou a subir desde ontem, quando houve o rompimento da barragem do açude Canidezinho, em Várzea Alegre. Bombeiros sobrevoaram a região para resgatar vítimas.
Os moradores de Sobral foram surpreendidos por um fenômeno natural neste fim de semana. Uma nuvem funil foi registrada no fim da tarde deste sábado (12). Segundo os meteorologistas, o fenômeno é raro e pode preceder a formação de um tornado.