Cinco adolescentes são presos após estuprarem coletivamente menina de 12 anos, em Recife

Uma menina de 12 anos foi vítima de estupro coletivo cometido por cinco adolescentes no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, segundo a Polícia Militar (PM). Os suspeitos do crime têm entre 16 e 17 anos e foram apreendidos.

Eles foram levados ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), que fica no bairro da Boa Vista, na Zona Oeste do Recife. O crime é investigado pela Polícia Civil como estupro de vulnerável.

Segundo informações, a menina tinha saído de casa para encontrar com o namorado e, ao chegar ao ponto de encontro, o rapaz estava com outros quatro amigos. Após o estupro coletivo, a vítima conseguiu fugir e contou o que aconteceu para a mãe.

O caso aconteceu na noite do sábado (16) e foi confirmado pelas polícias nesta segunda-feira (18). De acordo com a PM, agentes do 19º Batalhão foram acionados por uma mulher que informou que a filha de uma amiga tinha sido estuprada.

Como o caso envolve menores de idade, os nomes dos suspeitos e da vítima não foram divulgados, em respeito ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Estatísticas

Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), 2.562 pessoas foram vítimas de estupro no estado entre janeiro e novembro de 2023. Desse total, 1.776 são crianças ou adolescentes, o que caracteriza o crime de estupro de vulnerável. Ao todo, 663 casos aconteceram no Grande Recife, dos quais 456 tiveram menores de idade como vítimas.

Orientações

Por meio de nota, a SDS divulgou orientações para a população sobre os procedimentos que devem ser adotados em caso de estupro de vulnerável, tais como:

  • Diante de sinais de violência, abuso sexual ou estupro, deve-se denunciar o crime na delegacia mais próxima “a fim de que as autoridades policiais possam, devidamente, investigar e punir os agressores”;
  • Comunicar o fato ao Conselho Tutelar, que também informará à delegacia;
  • Denúncias sobre crimes praticados contra crianças e adolescentes também podem ser feitas pelo Disk 100 e pelo telefone da DPCA: (81) 3184-3579.

Quando as vítimas de estupro são maiores de idade, as orientações do governo do estado são as seguintes:

  • Em situação de emergência policial, deve-se ligar para o 190;
  • Para fazer denúncias, a vítima pode ir à delegacia mais próxima;
  • Vítimas mulheres podem obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, através do serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187.

Fonte: G1

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.