CINEBRAL: Sobral sedia 1º Festival de Cinema Internacional

A Prefeitura de Sobral, por meio do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura do Estado, realizará, gratuitamente, entre os dias 2 e 7 de dezembro, o 1º Festival de Cinema Internacional de Sobral (CINEBRAL).
Com abertura programada para a segunda-feira, dia 2, às 19h, no Theatro São João, o evento se estenderá ao longo da semana oferecendo ao público uma vasta programação com exibição de filmes brasileiros e europeus premiados, consagrados como grandes sucessos de público e crítica, recomendados por instituições de cinema em seus países de origem e de festivais de cinema internacionais, além da realização de oficinas, palestras, exposições e apresentações culturais, na Casa da Cultura de Sobral, Escola de Música, Sesc, Estação da Juventude do Tamarindo, Estação da Juventude da Vila Recanto e Casa da Cultura de Forquilha.
Entre os curtas metragens mostrados no CINEBRAL, está o filme “Picolé”, produção de alunos sobralenses lançada em agosto deste ano, na 5ª edição do projeto “ A Escola vão ao Cinema”. Ao longo desse programa, os alunos participaram de oficinas de animação, quando tiveram a oportunidade de aprender sobre a técnica “stop motion”. O resultado, foi a criação e produção de uma animação feita por eles mesmos, selecionada em dos maiores festivais do Brasil e um dos mais importantes do mundo que é o “Anima Mundi”.
O Festival de Cinema Internacional, que reunirá em Sobral representantes do Brasil, Rússia, Bélgica, Itália, Espanha, Hungria, Áustria, e Finlândia, outros países, é um momento oportuno ao público para desfrutar de uma coleção de belas imagens, realizadas a partir de obras da literatura levadas ao cinema. Os cinquenta cartazes que compõe a exposição “Cartazes, Cinema e Literatura”, foram criados por designers mexicanos, que participaram de um projeto do professor cubano Pablo René Azcuy Cárdenas, formado pela Escue-la Nacional de Bellas Artes “San Alejandro” e pela Escuela Superior de Artes y Oficios – ambas em Havana, Cuba – e da professora mexicana Rosalía Balderas.
De acordo com a organização do evento, os intercâmbios culturais facilitam a troca de experiências e resultam numa ajuda inestimável para estimular o ensino das artes, incentivando a diversidade, a tolerância e o fortalecimento da identidade cultural, facilitando a discussão intelectual e o descobrimento de novos pontos de vista.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.