Concertos Sesc Partituras comemora o Dia do Músico em Sobral

Uma biblioteca digital sem fins lucrativos que tem como objetivo o resgate da música erudita brasileira. Com essa proposta, o projeto Sesc Partituras, lançado em abril de 2012, busca cada vez mais democratizar o acesso a partituras digitalizadas e editoradas, através do site www.sesc.com.br/sescpartituras. No espaço, são feitos em média 4.500 acessos por mês.
Para comemorar o Dia do Músico, celebrado no dia 22 de novembro, o Serviço Social do Comércio realiza, na próxima sexta-feira (22), a terceira edição do Concerto Sesc Partituras, com 26 concertos simultâneos em 24 estados brasileiros. No Ceará, a programação acontece no município de Sobral a partir das 19h30, com a participação da Escola de Música de Sobral. A entrada é gratuita.
No site do projeto estão disponibilizadas gratuitamente obras na íntegra, desde o período colonial até os dias atuais. Obras originais de interesse histórico, muitas delas pertencentes a acervos particulares de compositores, herdeiros ou de colecionadores, estão sendo editoradas e catalogadas por especialistas com vistas à sua definitiva preservação. São mais de 850 partituras organizadas por título, autor, formação do grupo ou instrumento.
         
Histórico
Iniciado em 2007 o Banco Digital Sesc de Partituras implantou computadores com o programas de editoração de partituras e acervo de obras digitalizadas em 17 Unidades do Sesc se tornando importante subsídio para pesquisa e editoração de partituras para  estudantes e músicos locais.
Em 2010, iniciou-se o processo de reestruturação do projeto, visando a ampliação de seu alcance por meio da criação de um portal, que envolveu equipes de especialistas em editoração, catalogação, direitos autorais, ferramenta de busca na internet.
Serviço
Sesc Partituras
Local: Theatro São João – Sobral
Data: 22/11
Horário: 19h30
:::Gratuito:::