Descubra 5 técnicas para treinar a memória e ajudar nos estudos

Uma das dicas é fazer um resumo (FOTO: Divulgação)
Ao longo do ano letivo, muitos estudantes enfrentam dificuldade para armazenar grande quantidade de assuntos, principalmente na medida em que os conteúdos vão se acumulando.
Afinal, guardar informações tão distintas entre si pode gerar confusão na cabeça do aluno, fazendo com que a tensão e o estresse aumentem. Por sorte, existem algumas técnicas para treinar a capacidade de memorização que podem tornar a hora de estudar menos complicada.
1 – Faça resumos depois de ler

É interessante fazer resumos na hora de estudar. Você pode anotá-los em seu próprio caderno ou usar o seu próprio celular, através de aplicativos específicos como o Evernote. Essa estratégia, por mais simples que seja, pode funcionar como um ótimo treino para a memória, pois ao transcrever o que você compreendeu do texto para um papel, será possível guardar as informações mais facilmente. Além disso, ela pode estimular o poder de síntese e sua interpretação de texto.
2 – Explique em voz alta o que entendeu

Após ler sobre determinado assunto, é interessante repetir em voz alta o que você entendeu. Procure explicar a si mesmo ou esclarecer o conteúdo para um colega de classe, por exemplo. O importante é verbalizar o que estava escrito no papel, como se fosse uma aula. Isso indica que você realmente compreendeu o conteúdo e a partir daí, memorizá-lo se tornará mais fácil.
3 – Questione o conteúdo

Uma boa técnica para memorizar diferentes assuntos é fazer uma análise crítica. Ao questionar o conteúdo, pesquisando os termos e conceitos que você não entendeu, será possível reter melhor as informações, compreendendo melhor a matéria. Discutir sobre o conteúdo com um colega ou um professor também pode ser bastante interessante.
4 – Teste a si mesmo

Após ter lido sobre determinado assunto, é interessante elaborar perguntas a si mesmo para testar o que você lembra sobre o que foi estudado. Você pode fazer a prova no formato de um simulado, com várias questões, ou elaborar uma única questão, por exemplo. Se quiser aumentar a emoção, é possível pedir que um colega elabore a pergunta para você.
5 – Faça gravações

Gravar a própria voz repetindo os conteúdos pode ser uma ótima estratégia para armazenar a matéria, principalmente para quem tem a memória mais auditiva. Você pode fazer gravações no seu próprio celular e ouvi-las na hora que quiser e onde preferir.
Com informações da Universia Brasil

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.