Discurso de Dilma gera protestos em diversas cidades e PT reage

discurso de Dilma Rousseff (PT) foi recebido sob vaias e um “panelaço” em alguns bairros das principais cidades do país, neste domingo, 8, no Dia Internacional da Mulher. 

Na internet, dezenas de vídeos foram publicados mostrando pessoas batendo em panelas, vaiando e xingando a presidente durante o discurso. Em alguns é possível ver também pessoas acendendo e apagando as luzes de seus apartamentos. 

Em Fortaleza, foram registrados protestos nos bairros Meireles e Aldeota. Em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife motoristas buzinavam nas ruas durante o pronunciamento. 

Essas manifestações aconteceram uma semana antes da mobilização popular a favor do impeachment da presidente, marcado para o dia 15 de março. 

Oposição
A oposição também aproveitou o momento para criticar a presidente. O senador Aécio Neves (MG), líder nacional do PSDB e segundo lugar na disputa presidencial de 2014, divulgou na sua página pessoal do Facebook uma nota em que afirma que “Dilma Rousseff falta com a verdade” e “inventa bodes expiatórios”. 

Ele atribuiu ainda à “incompetência de uma sequência de mandatos populistas”, “semelhantes aos da Venezuela e Argentina”, a situação atual do Brasil. Para ele, faltou ao discurso “um pedido de desculpas”. “Mas a presidente tem razão num ponto: os brasileiros estão irritados e preocupados”, finalizou o tucano.

Reação
A direção do Partido dos Trabalhadores (PT) reagiu rapidamente às manifestações da população e da oposição. Ainda na madrugada desta segunda-feira, a Agência PT, que divulga notícias do partido, disse que para José Américo Dias, secretário nacional de comunicação do PT, e para Alberto Cantalice, vice-presidente e coordenador das redes sociais da legenda, as manifestações “orquestradas para impedir o alcance da mensagem fracassaram em seus objetivos”. 

Para os responsáveis pela comunicação da sigla, o fato da hashtag #DilmadaMulher, criada para promover o discurso da presidente, ter atingido o trending topics do Twitter é uma evidência do sucesso do pronunciamento.

Com informações do Jornal O Povo