Educadores da rede pública de ensino de Sobral recebem Formação em Mediação de Leitura

A Dica Pedagógica também incentiva a busca por saber , por meio da literatura (Foto: Divulgação).

Sobral-  A iniciativa abre as atividades do Plano Bienal do Instituto Brasil Solidário, quando o município de Sobral receberá, entre os dias 13 e 15 deste mês, no espaço da Brinquedoteca do município, localizado na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, uma formação em mediação de leitura e contação de histórias, com atividades ofertadas de forma gratuita para os educadores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários das escolas da rede pública de ensino de toda a região.

Alcance

O projeto, que tem a proposta de percorrer 21 municípios em todo o Nordeste, levando oficinas de arte, cultura e incentivo à leitura, chega ao município com uma capacitação que envolve desde técnicas de manutenção de acervo, até atividades práticas, lúdicas e criativas, que podem ser realizadas não só em sala de aula, mas ocupando todos os espaços da escola, além da própria biblioteca.

Inscrições

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Educação de Sobral, que em diálogo com o Instituto Brasil Solidário, deu a oportunidade de levarmos esse e outros projetos gratuitos para os professores do município. Para a formação em mediação de leitura, as vagas já estão abertas e as inscrições podem ser feitas em contato direto com a Secretaria de Educação, ou através do e-mail: administrativo@brasilsolidario.org.br.

Formação

Com o intuito de possibilitar a continuidade das atividades que serão apresentadas em formação e formar um grupo de multiplicação local, o Instituto, junto com a oficina, estará doando para as escolas participantes um baú literário, com um rico acervo de 100 livros de gêneros variados, que também estarão como parte do conteúdo da formação.

Livros

Durante os três dias de oficina, os participantes irão se debruçar no universo literário, incluindo obras da literatura infantojuvenil, com contos de fada, contos maravilhosos, contos de tradição oral, álbum ficcional, álbum não-ficcional, até a poesia, que pode ser trabalhada também com a turma do fundamental II e ensino médio.

A Mediação de Leitura na prática (Foto: divulgação).

Segundo o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o projeto chega a um município que possui forte comprometimento com as ações em educação, abrindo muitas oportunidades para o engajamento das atividades em todo o território e até com possibilidade de outras ações e projetos para os educadores da região.

“Estamos muito felizes de promover essas ações em Sobral, pois sabemos da dedicação e do engajamento dos educadores da região, por isso, estamos levando uma proposta com atividades práticas, para além da parte teórica. Eles vão conhecer técnicas de catalogação, de contação de histórias e de mediação de leitura com uso de materiais alternativos, que podem ser realizadas de forma interdisciplinar nas escolas e podem contribuir mais ainda com os bons indicadores já existentes no município”, ressalta Luis Salvatore.

Parcerias

O projeto, financiado com recursos incentivados pela Lei Rouanet, percorrerá este ano várias cidades do Brasil em diferentes estados como Bahia, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí. As atividades de incentivo à leitura fazem parte dos eixos de atuação do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) promovido pelo Instituto Brasil Solidário, em parceria com empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Bayer, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch.

Serviço

Oficina de Mediação à Leitura

De 13 a 15 de março
Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Na Brinquedoteca do Município de Sobral.
Na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa (Rua Randal Pompeu, s/nº – Centro – Sobral).

Deixe uma resposta