Em caso raro, criança de 8 anos morre de AVC após sentir dores fortes na cabeça

A menina Maria Julia Adriano, de 8 anos, morr3u nessa segunda-feira (8/1) em Ribeirão do Pinhal (PR), cidade a 370 km de Curitiba. Ela foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e estava internada desde o dia anterior.

A mãe da criança, Celina Camargo, usou as redes sociais para lamentar a morte da filha. “Ainda não tenho forças para me expressar e dizer algo. Um pedaço de nós está no céu e nossa alegria foi com ela”, resumiu.

O AVC hemorrágico ocorre quando vasos sanguíneos que conduzem sangue ao cérebro entopem, resultando na paralisia e morte da área afetada pela falta de circulação sanguínea. Este quadro, entretanto, é extremamente raro em crianças.

Ainda não se sabe o que pode ter levado a menina a sofrer o derrame. Segundo o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, de Brasília, casos como este são extremamente raros. Quando o AVC ocorre em crianças, geralmente a recuperação é mais simples do que em adultos.

“Não podemos afirmar ao certo, não acompanhei o caso, mas supomos que ela nasceu com alguma doença, talvez no sangue, que predispõe a formação de placas que justifiquem o AVC hemorrágico”, explica.

Fonte: Metrópoles