Em enquete virtual de Lula, maioria vota a favor de retorno do horário de verão
Em enquete em seu perfil no Twitter, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou sobre o retorno do horário de verão. O levantamento teve início na noite de segunda-feira (7).
Até 10h40 desta terça-feira, o placar era de 68% de respostas favoráveis e 32% contrárias. Cerca de 1,2 milhão de pessoas participaram da iniciativa. O horário de verão foi extinta no governo de Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições deste ano.
A consulta termina nesta terça-feira (8). Lula já afirmou que fará um “governo que consulta a população”. O presidente eleito ainda não afirmou se vai seguir o resultado da enquete ao decidir pela volta do horário de verão.
Em setembro de 2021, uma pesquisa Datafolha também apontou resultado. 55% dos entrevistados apoiaram o retorno do horário, enquanto 38% se disseram contrários e o restante, indiferentes.
Horário de verão
O horário de verão é usado desde 1985 com o objetivo de economizar o consumo de energia em estados que registram maior luminosidade entre outubro e fevereiro. Por decreto em abril de 2019, o até então presidente Jair Bolsonaro, encerrou o horário de verão após estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) apontar que com o fim da mudança temporária o consumidor teria uma economia de R$ 100 milhões.

