Estudantes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram de duas aulas de campo no município de Uruoca (CE) nos dias 11 e 18 de março. Acompanhados da professora Ma Raquel Cavalcante Soares, os acadêmicos visitaram a pedreira Taj Mahal, que é explorada pela empresa Vermont Mineração, especializada em extração de rochas ornamentais.
Segundo a docente, o objetivo da visita técnica é demonstrar as aplicações reais das informações repassadas em sala. “Estas aulas práticas tornam a teoria ministrada em sala mais elucidativa e aplicável. Portanto, o momento propiciou aos alunos conhecerem a pedreira, o processo de extração e corte do quartzito, dentre outras práticas de mineração”, ressaltou.
De acordo com o coordenador da graduação de Engenharia Civil, Prof Me Roberto Pimentel Holanda, as aulas de campo fazem parte da formação de um Engenheiro. “As disciplinas de Geologia e Mecânica dos Solos estão inseridas na preparação para outras disciplinas relacionadas às áreas de Estradas, Transportes, Fundações e Barragens. Portanto, a aula de campo é extremamente relevante para a formação dos nossos futuros engenheiros”, colocou.
As visitas foram conduzidas pela auxiliar administrativa, Camila Matola, o técnico de segurança, Silvio Regio Cavalcante Coelho e a engenheira de minas, Priscila Decothe, que também ministrou uma palestra sobre o processo de formação rochosa e as características do quartzito, rocha comercializada pela empresa.
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz