FCF confirma exclusão do Guarany e comunica à CBF sobre Copa do Brasil

A Federação Cearense de Futebol confirmou a exclusão do Guarany de Sobral do Campeonato Cearense deste ano. O presidente da entidade, Mauro Carmélio, confirmou na tarde desta quinta-feira (14), que as certidões do Profut apresentadas pelo Guarasol são falsas. Com isso, o clube perde a vaga no estadual. 
O presidente da FCF ainda confirmou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi comunicada sobre o caso. Com isso, o Guarany deve perder a vaga conquistada na Copa do Brasil. Se punido, o Guarani de Juazeiro, vice-campeão da Taça Fares Lopes, herda a vaga e duela contra o Coritiba, que seria o adversário do Cacique do Vale.
O advogado do Cacique do Vale informou que o clube ainda não foi comunicado oficialmente sobre a decisão da FCF, considerando-a “arbitrária e injusta”.
– O clube não foi oficialmente comunicado, sem sequer ter oportunidade de defesa. Nós já temos medidas cabíveis para afastar essa decisão arbitrária, injusta, que fere o direito à defesa. O Clube vai tomar medidas administrativas, imediatamente, com ação junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) – diz o advogado do clube, Thyago Donato.
Entenda
O Guarany de Sobral foi denunciado por fraude de documentos do Profut para disputar o Campeonato Cearense e, por isso, poderia ser punido com a suspensão da competição estadual que começa nesse final de semana. Diante da suposta falsificação, o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) solicitou à Federação Cearense de Futebol (FCF) as documentações – exigidas pelo Profut – de todos os clubes da Série A e da Série B do Cearense para análise e revisão. Agora, os demais clubes também devem ter a situação revista na competição.
Com a palavra, a FCF
Na coletiva de imprensa da FCF, na tarde desta quinta-feira (14), a entidade comunicou que o Guarany de Sobral está rebaixado à Série B do Cearense. Com isso, o Itapajé reassume a vaga. O Tiradentes, que recorreu à decisão do rebaixamento, também está de volta à Série A.
Com Informações do Globo Esporte