Gasolina comum ou aditivada? | Saiba escolher o combustível

A gasolina comercializada nas bombas subiu entre R$ 0,04 e R$ 0,06 na semana passada. O impacto é direto no bolso do consumidor e no tanque de combustível. Com o preço elevado, o cliente tem de pesquisar. A pergunta é outra: você sabe as diferenças entre o combustível comum, aditivado e o premium?
Além da escolha do preço, o tipo de gasolina pode interferir diretamente no desempenho do veículo. A comum sai da refinaria acrescida com 25% de etanol anidro. Como não possui aditivos, os resíduos derivados da combustão podem ficar depositados nas válvulas do motor. O processo, a longo prazo e sem o olhar do condutor do veículo, compromete o funcionamento do automóvel, ocasionando até um aumento do consumo de combustível.
O combustível aditivado por sua vez conta com aditivos que trabalham em função da limpeza do motor do veículo, evitando o depósito de impurezas. “Por evitar ou retardar a formação destes depósitos, geralmente consegue-se uma maior repetitividade da formação da mistura ar-combustível ao longo da vida do motor, fazendo com que o mesmo responda melhor em condições como acelerações e desacelerações abruptas”, considera Clayton Zabeu, membro da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).
Já as gasolinas chamadas premium são aquelas que, além do pacote de aditivos, também apresentam, em função da formulação da gasolina-base, um maior número de octanas. “O número de octanas está ligado à propriedade do combustível de resistir a uma autoignição indesejada. Esta maior octanagem permite, então, que a gasolina possa ser empregada em motores de maior potência específica, como os motores turbo ou com altas taxas de compressão”, aponta o engenheiro.
Exemplificando melhor, há gasolinas premium que atingem um índice de octanagem mínimo de 95, enquanto as demais gasolinas comuns apresentam um valor mínimo de 87 octanas.
Ele ressalta que motores que não apresentam esta característica (e que foram concebidos para usar gasolina de octanagem da gasolina comum) tendem a não se beneficiar com a gasolina premium em relação ao uso de uma gasolina aditivada.
Desvantagens
Dadas às diferenças, ambas possuem desvantagens. No caso da gasolina comum, ocorre a produção de depósitos de impurezas no fundo da bomba de combustível, mais do que se o consumidor usasse os combustíveis premium ou aditivado. Elas, no entanto, são as mais baratas em geral.
O combustível com aditivos, por sua vez, é ligeiramente mais caro que o comum. “Espera-se que, quando houver a proibição da venda da gasolina comum e todas as gasolinas forem aditivadas, o custo caia”, destaca o engenheiro da SAE.
Já o combustível premium também segue à receita do preço mais elevado. “São mais caras por demandarem uma formulação mais nobre e que tem impactos nos custos de processo”, finaliza Clayton. (Átila Varela)

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