Governador Cid Gomes admite preocupação com prazo para obras

Se a sensação de 2013 é de que o ano passou rápido, imagina a pressa com que 2014 vai passar para quem está no último ano de gestão e com diversas promessas de campanha a cumprir? Esse é o caso do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros). Recuperamos algumas promessas da última campanha de Cid e encontramos áreas com avanços importantes e metas cumpridas, como na Educação. Mesmo assim, nem sempre o cumprimento das metas é garantia de resultados positivos: setores como Saúde e Segurança ainda são desafios para Cid atender a demanda da população no último ano.
O próprio governador admite querer mais tempo para garantir a conclusão de obras. Cid afirmou que, se pudesse ter mais tempo de governo, além do ano que ainda falta, não pediria mais um ou dois anos, pediria mais seis meses. A afirmação foi dada na última semana, diante de questionamento sobre fim da gestão. Ele se disse “preocupado e inseguro” com o fato de que pode não dar tempo de finalizar alguns projetos.
Por estar na segunda gestão, aumenta a responsabilidade de Cid para cumprir o que prometeu. O professor pós-doutor em Administração, José Matias-Pereira, afirma que, quando se trata do primeiro mandato, a população precisa dar um prazo de carência para que o gestor possa fazer planejamento consistente, porém, no segundo pleito, a situação muda. “Um primeiro mandato tem um perfil, o segundo é totalmente diferente. O governador tem de produzir muito para mostrar a eficiência”, ressalta.
Saúde e educação

Entre as demandas mais solicitadas pela população, estão os investimentos na Saúde. Cid prometeu a construção de 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ambulâncias do SAMU em todos os municípios, dentre outras. Do total, 12 UPAs foram entregues e dez estão em processo de conclusão. Já o SAMU ainda precisa chegar a mais de cem outros municípios.

Na Educação, a área mais bem avaliada do Governo, segundo pesquisa Ibope divulgada sexta-feira, Cid deve terminar 2013 com 100 escolas de educação profissional inauguradas e mais 40 a serem feitas até o final do mandato. 

Jonas Deison (Sobral Online), com informações  do Jornal O povo