HRN é eleito o 9º melhor hospital público do Brasil; outras três unidades da Rede Sesa ficam no top 15 de premiação nacional

O Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, foi eleito o nono melhor hospital público do Brasil. O resultado foi divulgado na terça-feira (8), em Brasília, durante premiação que ranqueou as 40 unidades públicas do País de excelência.

Outros três equipamentos da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) também foram premiados. Conquistou o 2º lugar o Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA), localizado em Fortaleza, o 9º lugar o Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. O Hospital Regional do Cariri (HRC) figurou na 14ª colocação. Todos estão sob gestão do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Conforme o DataSUS, plataforma do Ministério da Saúde, o Brasil possui 6.375 hospitais, sendo 2.645 públicos. Das 40 unidades mais bem avaliadas, cinco são do Nordeste. Dessas, quatro são cearenses.

De acordo com o titular da Sesa, Carlos Hilton Soares, o resultado confirma a qualidade da gestão pública estadual na assistência em saúde. “A atuação do Ceará na saúde pública vem se consolidando no País, sempre buscando colocar o cidadão no centro do cuidado”, afirma.

Certificações comprovam a qualidade dos serviços prestados pelos equipamentos da Rede Sesa. HGWA, HRN e HRC são acreditados com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Já o HRSC é acreditado internacionalmente em Nível Ótimo pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), sendo o primeiro hospital público da América Latina com o reconhecimento.

A premiação é realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES).

Saúde e bem-estar social

O Diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, enfatizou a importância da unidade na cobertura assistencial de 55 municípios da região. “Essa certificação é muito importante para nós porque trata-se de um olhar externo que avaliou o nosso desempenho sobre três pilares: a satisfação do usuário, a eficiência e a qualidade na assistência que são práticas que a gente já adota rotineiramente dentro da unidade. A importância desse reconhecimento traz para nós a certeza de que estamos caminhando no rumo das boas práticas e nos fortalece no sentido de buscar cada vez mais melhorias para o atendimento da nossa população”, ressalta.

Melo dedicou a premiação aos mais de 2000 colaboradores do HRN. “Foi um momento de muito orgulho poder receber esse reconhecimento em nome dos 2312 colaboradores que trabalham conosco. A eles nós dedicamos este prêmio porque eles são verdadeiramente as pessoas que trazem esses resultados para a unidade e que são aqueles que realmente vêm transformando positivamente a realidade da saúde da nossa região para os 55 municípios atendidos pelo Hospital Regional Norte”, completa.

No Ceará, o HGWA é pioneiro no modelo de gestão público-privada no segmento, ressalta a diretora de Gestão e Atendimento do hospital, Carla Fonteles. “Isso mostra que estamos no caminho certo e fortalece nossa missão e nosso propósito de prestar uma assistência de qualidade, transformando a Saúde para o bem-estar social”, diz.

Para o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, esse prêmio chega no contexto da comemoração de 20 anos de fundação do hospital, celebrados no próximo mês de dezembro. “Entre tantos hospitais de todo Brasil, nós tivemos a alegria de sermos qualificados como o segundo melhor. Isso coroa um trabalho dos cerca de 1.200 colaboradores que diuturnamente atendem nossos pacientes”, pontua.

O diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo, considerou como “honra e emoção” a colocação entre os nove melhores do Brasil, dividindo a posição com o HRN. “É um misto de prazer, orgulho, alegria e satisfação estar entre os melhores públicos do Brasil”, complementa Demostênia Coelho, diretora-geral do HRC.

Melhores Hospitais Públicos Brasil 2022

Inédita, a iniciativa reconhece as instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionadas aos pacientes.

O ranking considerou critérios como segurança do paciente e acreditação em saúde. “O Ibross tem como missão melhorar a saúde pública do País. É um desafio muito grande, mas existe uma vontade muito grande também. Prova disso é a quantidade de organizações sociais presentes entre os melhores hospitais. Mais de 80% das instituições premiadas têm a gestão de organização social, o que é extremamente relevante”, sublinha o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.