Ivo Gomes anuncia restauração de dois prédios históricos de Sobral

Considerado um dos patrimônios históricos da cidade e tombado pelo órgão de preservação federal (Iphan), o prédio da Estação Ferroviária de Sobral, receberá obras de restauro para abrigar a nova Escola de Artes Visuais. O anúncio foi feito pelo Prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), na sua conta do facebook na noite de quarta-feira (27).
A edificação original foi construída em 1882, para abrigar a Estação Ferroviária de Sobral, que influenciando o desenvolvimento da cidade. Permaneceu ativa com movimentação de trens de passageiros e trens de cargas até 1988, quando os trens de passageiros foram desativados, permanecendo somente os trens cargueiros.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre e texto
Atualmente, parte das instalações está em completo abandono e depredada por moradores de rua e usuários de drogas. Além da área de entorno servir para depósito de lixo doméstico e descartes de materiais de construção. Só uma pequena parte do prédio serve tão somente como depósitos de cargas e oficinas para consertos das máquinas.
Com a reforma, a cidade ganhará um belíssimo espaço para uso coletivo da cidade, muito importante para preservar a cultura, com o prédio todo restaurado as fachadas, esquadrias e pinturas ornamentais, além de todos os ambientes internos, totalmente recuperados e adaptados para receber pessoas com deficiência.
Simultaneamente, também será restaurado um Casarão na esquina com o Arco do Triunfo, bem ao lado da pizzaria Flanas, onde irá abrigar o Centro de Informações Turísticas de Sobral.
De acordo com o anúncio do prefeito, os projetos estão devidamente aprovados e já estão sendo licitados com processo em curso para tão logo concluído ser dado ordem de serviço.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta