Luizianne se coloca como candidata ao Governo e quer PT e palanque de Lula como protagonistas

A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) declarou que já comunicou ao Luis Inácio Lula da Silva que topa candidatar-se ao Governo do Ceará nas eleições de outubro. Disse ainda que o PT precisa ser o protagonista e garantir o palanque de Lula no Ceará. “Disso não vamos abrir mão”. Para a deputada federal, é tarefa de Camilo Santana fazer a campanha lulista no Estado.

As declarações foram concedidas ao jornalista Fábio campos, editor do Focus, no programa Focus Colloquium, que foi ao ar na manhã desta terça-feira (Veja aqui a entrevista completa). Na conversa, a petista fez uma série de relatos acerca de episódios políticos que marcaram sua relação com o grupo político conduzido no Ceará por Ciro e Cid Gomes.

A fala da ex-prefeita é o prenúncio de um conjunto de obstáculos políticos que terá de ser resolvido e que coloca em questão a aliança entre PDT e PT concretizada no âmbito estadual e que começou com a vitória de Cid Gomes nas eleições de 2006. O tom de duro opositor assumido por Ciro (também candidato a presidente) contra Lula e o petismo aumenta a dificuldade para manter a aliança no Ceará.

Na entrevista, além dos tópicos relacionados resumidamente abaixo, a ex-prefeita fala do poder de Lula nas decisões acerca de alianças nos estados, comenta a crítica quanto à falta de auto-crítica do PT, bate duro no ex-prefeito Roberto Cláudio, que é potencial candidato a governador pelo PDT, mas deixa em aberto que a manutenção da aliança até pode ser mantida

ALIANÇA PT-PDT NO CEARÁ
A principal questão é o PT ser protagonista desse processo. Se o PDT quiser aliar conosco, numa condição do PT encabeçar a chapa, não tem problema. A tarefa que nós temos que cumprir, de forma prática e objetiva, é o palanque do presidente Lula no Ceará. Disso nós não vamos abrir mão. O próprio governador Camilo, que quer ser candidato ao Senado, terá que ser senador do Lula, ou seja, fazer a campanha do presidente Lula no Ceará.

ACORDO DE 2020 EM FORTALEZA
Em 2020, eu candidata, depois de um pacto que o governador Camilo Santana fez comigo, um pacto de não agressão com o então candidato Sarto. E assim eu fiz, topei achando que ele iria acontecer. O próprio candidato Sarto, através do deputado Elmano, na véspera da campanha eleitoral, me ligou e fez a mesma proposta de pacto de não agressão tendo em vista que deveríamos nos encontrar em um eventual segundo turno. E assim eu pensei que a campanha ia caminhar, mas para a minha surpresa, infelizmente, antes mesmo de começar os programas de TV, eu fui atacada duramente.

TRAÍDA OU ENGANADA?
Sinto-me enganada. Eu ainda acredito que os acordos podem e devem ser cumpridos. […] Me comuniquei com o governador Camilo Santana, passei para ele o que estava acontecendo nas redes sociais. Ele retornou dizendo que não concordava com aquele posicionamento e com aquele tipo de campanha. Mas, concordar e continuar do mesmo jeito… se o governador do Estado, que é a principal autoridade do Ceará, se o candidato que virou prefeito não conseguiram que o acordo fosse cumprido, a quem mais eu poderia recorrer? Eu penso que existe uma entidade máxima no que a gente chama de Ferreira Gomes. Eu fico me perguntando: “Eu caí nessa? Acreditar que não iam me atacar?”.

CIRO “ENTIDADE”
É o candidato à Presidência da República pelo PDT. Eram vetos expressos da minha participação na campanha em 2014. Na hora H não tem quem consiga fazer nada. Eu chamo de entidade, porque ninguém verbaliza. Tive uma relação muito boa como senador Cid Gomes quando fui prefeita, e lamento que as coisas tenham desandado.

O PREFEITO SARTO
Não tenho nada contra o Sarto, mas diferentemente do Roberto Cláudio, que eu deixei tudo organizado e pronto pra ele, o Sarto recebe do Roberto Cláudio uma cidade com problema financeiro e problemas como o aumento da passagem de ônibus, a taxa do lixo e o aumento do IPTU.

CANDIDATURA AO GOVERNO DO CEARÁ
Já manifestei ao presidente Lula que eu topo disputar o governo. Lula ainda vai sentar para decidir o cenário no Ceará. … Se o PDT quiser compor uma chapa onde o PT encabece, será bem-vindo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.