Lula dispensa ex-ministro de Bolsonaro e outros da Comissão de Ética

Presidente Lula promoveu três trocas na Comissão de Ética Pública. Entre os dispensados está o ex-ministro de Bolsonaro Célio Faria Jr.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu, nesta terça-feira (7/2), três trocas na Comissão de Ética Pública (CEP). Dois dos dispensados eram aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foram designados em novembro, após as eleições.

Célio Faria Júnior foi chefe de gabinete e ministro-chefe da Secretaria de Governo de Bolsonaro. João Henrique Nascimento de Freitas atuou como assessor especial da Presidência na gestão anterior.

Já o advogado Fábio Prieto de Souza foi designado em abril de 2022. Ele foi presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF-3). Prieto é atual secretário estadual de Justiça de São Paulo, nomeado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No lugar deles, Lula nomeou o advogado Bruno Espiñeira Lemos, a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo Kenarik Boujikian e o jurista e procurador aposentado do estado do Paraná Manoel Caetano Ferreira Filho. Os decretos foram publicados na edição desta terça do Diário Oficial da União (DOU).

Comissão de ética

A Comissão de Ética foi criada em 1999, ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e funciona como um dispositivo de consulta para ministros e para o presidente.

São sete membros que analisam e podem recomendar a exoneração de servidores da cúpula da administração federal que cometem desvios de conduta. Cada integrante deve ter “idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública”.

O órgão instaurou processos para apurar as ações do ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães. Como mostrou o Metrópoles, Guimarães é alvo de uma série de denúncias de assédio e abuso sexual a funcionárias da Caixa.

Fonte: Metrópoles

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.