Médico diz que transplante de útero para mulheres trans poderá ser realidade nos próximos 10 a 20 anos

Um cirurgião que realizou o primeiro transplante de útero de uma mulher cisgênero no Reino Unido disse que transplantes semelhantes para mulheres transgênero provavelmente ocorrerão dentro de 10 a 20 anos. A receptora de 34 anos, que mora na Inglaterra e não quis ser identificada, recebeu o transplante durante uma cirurgia que durou mais de nove horas no Churchill Hospital, em Oxford.

Espera-se que, no futuro, os transplantes de útero possam ser realizados em mulheres trans, dando-lhes a oportunidade de ter um bebé, mas Smith disse que esta realidade ainda está a décadas de distância. Atualmente não há “viabilidade técnica” para realizar a operação em mulheres trans devido a uma diferença na anatomia pélvica e vascular e a problemas com o microbioma, a rede de microrganismos que vivem no corpo humano.

De acordo com o Jornal I, ele disse: “Minha opinião é que, se houver transplantes de transgêneros, ainda faltam muitos anos. Há muitas etapas a serem seguidas. Minha suspeita é de no mínimo 10 a 20 anos”. A equipe que realizou a cirurgia considerou-a um enorme sucesso, com a receptora armazenando embriões na esperança de se submeter à fertilização in vitro ainda este ano.

Fonte: Pheeno

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.