Médicos da UPA de Sobral denunciam atraso salarial referente a março de 2025; sindicato cobra regularização

Médicos cooperados que atuaram na UPA Hugo Mendes Parente, em Sobral, estão com os salários do período de 11 a 18 de março de 2025 em atraso. Os profissionais prestaram serviço por meio da Cooperativa Platinum, que gerenciava a unidade até a recente mudança contratual. O caso foi denunciado pelo sindicato da categoria, que cobrou explicações e providências da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Saúde (SMS).

Em ofício enviado na última terça-feira (13) ao prefeito Oscar Spíndola e à secretária de saúde Michelle Alves, o sindicato relatou que a gestão anterior, sob responsabilidade da organização social Platinum, recebeu o repasse da prefeitura para o período de 1 a 10 de março. Já a nova organização social, que assumiu a gestão da unidade, pagou os valores referentes aos dias 19 a 31 do mesmo mês. No entanto, os médicos que trabalharam entre os dias 11 e 18 de março seguem sem receber.

A entidade classificou a situação como um “limbo administrativo” e exige que o município esclareça formalmente de quem é a responsabilidade pelo pagamento do período em aberto. Também solicita a apresentação de um fluxo administrativo claro e um cronograma para quitação dos valores devidos, além de garantias para que situações semelhantes não se repitam em futuras transições contratuais nas unidades de saúde do município.