Menina de 4 anos recebe novo coração e deixa hospital após 1 ano internada

Amália Vitória Maciel é natural de Parnaíba, no Piauí, mas fazia tratamento no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), em Fortaleza. A criança esperou 8 meses pelo órgão.  

A pequena Amália Vitória Maciel, de 4 anos, finalmente ganhou um nova chance para recomeçar: após 1 ano e 4 meses internada no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), em Fortaleza, ela recebeu a doação de um novo coração.

Foram oito meses de espera até a chegada de um órgão compatível. No dia 4 de abril, a pequena fez a cirurgia.

Conforme informações da Secretaria da Saúde, Amália, que é natural de Parnaíba, no Piauí, enfrentou momentos muitos delicados desde que entrou na fila de espera pelo órgão.

Diagnosticada com uma cardiopatia congênita complexa, tipo ventrículo único, a menina passou por duas cirurgias cardíacas, que não trouxeram o resultado esperado.

Por isso, a paciente permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante quase toda a internação.

O cuidado continua

Mesmo com a alta, os cuidados ambulatoriais e domiciliares serão mantidos e reforçados. A cardiologista e chefe da Enfermaria Pediátrica do HM, Isabel Cristina Leite, explica que, após o transplante cardíaco, os pacientes continuam sendo acompanhados periodicamente, já que passam a fazer uso de medicações para o resto da vida.

De acordo com a médica, Amália já iniciou a reabilitação cardíaca com a equipe de Fisioterapia. Ela irá cerca de duas vezes por semana ao hospital para exames periódicos. “Esse acompanhamento é fundamental para atestar a recuperação dos pacientes, para prevenir infecções e para acompanhar a rejeição do organismo ao novo coração”, disse Isabel Cristina.

A despedida da menina do hospital foi um momento de muita emoção.

“Ela e os pais ensinaram para toda a equipe do hospital o significado de cuidado, dedicação, perseverança, resiliência, fé e amor. É uma alegria muito grande vê-la saindo pela porta da frente, com novos batimentos”, disse a médica e coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do HM, Klébia Castelo Branco.

A mãe da criança também se emocionou. “Vocês foram nossa família durante esse longo período. Não temos como descrever a alegria por poder levar nossa filha para casa. A ficha não caiu. Estamos muito felizes, mesmo sabendo de todos os cuidados e das visitas semanais a serem feitas ao hospital. É um alívio muito grande poder sair com ela”, disse Ana Maria Maciel.

Fonte: G1 Ceará

 

1 comentário
  1. I am really loving the theme/design of your website.
    Do you ever run into any web browser compatibility problems?
    A number of my blog readers have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Firefox.
    Do you have any recommendations to help fix this problem?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.