Mídia digital cresce e deve ultrapassar TV aberta no próximo ano, segundo dados do Cenp

Dados recentes do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) indicaram que a mídia digital alcançou 36,5% dos investimentos publicitários em 2025, chegando muito perto do índice referente à TV aberta, de 37,1%. A tendência é que a mídia digital ultrapasse a TV aberta já em 2026.

Para efeito de comparação, enquanto a participação da TV aberta em investimentos publicitários caiu de 50% em 2022 para 37,1% em 2025, o digital saltou de 27,6% para 36,5% no mesmo período. Isso representa um aumento de quase nove pontos percentuais no ambiente digital, enquanto a TV perdeu mais de 12 pontos em três anos.

Segundo especialistas da área, essa virada ocorre devido a uma mudança fundamental tanto no comportamento do consumidor como na expectativa das marcas. Nos dias atuais, os consumidores não seguem uma jornada de mídia linear, pelo contrário: eles estão constantemente conectados a múltiplas telas, consumindo conteúdo de formas e em momentos distintos. E no caso das marcas, exige-se cada vez mais clareza e retorno sobre o investimento, me detrimento dos relatórios sem correlação direta com os resultados do negócio.

“O que sustenta essa virada é a migração da expectativa de entrega. As marcas passaram a exigir mensuração granular e prestação de contas mais direta, algo que o digital entrega com mais clareza”, declarou Bruno Almeida, CEO da US Media, hub de soluções de valor entre marcas e audiências. “Além disso, o consumidor deixou de ter uma rotina linear de mídia e está permanentemente conectado. Isso desloca o investimento para onde a atenção está”.

Outro ponto a ser observado é que o crescimento do digital vai além da popularidade das redes sociais e das ferramentas de busca. O próprio ambiente digital se diversificou muito, com diversas oportunidades de consumo e de investimento para das marcas. O digital hoje engloba streamings, TVs Inteligentes, podcasts, games, Digital Out-of-Home (DOOH), Retail Media, social commerce, marketing de influência, entre outros.

Informações: Portal do Jornalistas