Sobral se destaca como grande gerador de emprego no Ceará
No comparativo com os 27 estados, o Ceará aparece na 6ª colocação na geração de postos de trabalho no mês de outubro, atrás de Alagoas (15.953), São Paulo (12.854), Santa Catarina (12.050), Rio Grande do Sul (9.544) e Paraná (8.199).Segundo o Caged, os setores que puxaram o crescimento foram a indústria de transformação (2.359), calçados (881), acompanhadas da indústria de produtos alimentícios (522) e têxtil (479). Já os setores de serviços e comércio geraram 1.843 e 1.745 postos de trabalho respectivamente.
Instalada em Sobral desde 1993, e uma das principais geradoras de emprego e renda da região, A Grendene anunciou a construção da Fábrica 8, que terá cerca de 20 mil metros quadrados e implicará na contratação de novos 3 mil funcionários, além dos 19 mil já empregados. A nova unidade terá investimentos da ordem de R$ 60 milhões.
A Votorantim Cimentos é outra empresa que tem ajudado a impulsionar o mercado local, quando o assunto é geração de emprego. Na expectativa de ampliar as ofertas do setor, no mês de outubro deste ano, o Chefe de Gabinete, Luciano Arruda, representando o Prefeito Veveu, e acompanhado dos secretários de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Cidadania e Segurança, e Conservação e Serviços Públicos, recebeu um grupo de representantes da empresa para discutir sobre a implantação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Votoratim, que trata da aproximação do setor privado com o Município, através da qualificação de mão de obra local de micro e pequenos empreendedores, criando maior interatividade entre a empresa e seus fornecedores.
A expectativa, é que no final deste mês de novembro, sejam apresentados os resultados das pesquisas iniciais e celebrado o convênio de implantação do Projeto, a ser colocado em prática no início de 2014, que prevê mudanças significativas na geração de emprego e renda do Município.