Padrasto acusado de matar enteada de um ano e forjar sequestro é condenado a prisão no Ceará

Crime conteceu em agosto de 2019, no Bairro Canindezinho, em Fortaleza.

O homem acusado de matar a enteada de apenas um ano e forjar um sequestro para justificar o desaparecimento da vítima, em Fortaleza, foi condenado a 27 anos e 11 meses de prisão pelos crimes durante o julgamento realizado na última quarta-feira (29).

O crime aconteceu em agosto de 2019, no Bairro Canindezinho, na capital, e foi cometido por Franciel Lopes de Macedo junto à mãe da menina, Ana Cristina Farias Campelo, que também foi presa.

A sessão do júri ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua e foi presidida pela juíza Flávia Setúbal Sousa Duarte. Durante o julgamento, foi ressaltado que, conforme laudo pericial, a criança foi espancada até a morte e sofreu violência sexual.

Da pena dada a Franciel, 27 anos e dez meses de prisão são pelo espancamento que levou a morte da enteada e 1 mês e cinco dias por ter falsamente denunciado o sequestro da vítima. A pena deverá ser cumprida em regime fechado e o réu não poderá recorrer da decisão em liberdade.

Em novembro de 2022, o Conselho de Sentença da 2ª Vara do Júri da Capital já havia condenado a mãe da criança a 22 anos e quatro meses de prisão por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e comunicação falsa de crime, ressaltando o motivo fútil, o emprego de meio cruel e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Os jurados não reconheceram que, na época dos fatos, a ré pudesse estar padecendo de perturbação mental suficiente para mitigar sua compreensão a respeito da ilicitude de seus atos.

Franciel Lopes de Macedo foi condenado a 27 anos de prisão por matar a enteada de 1 ano de idade e forjar o sequestro da vítima para esconder o crime. — Foto: Alex Costa/ TJCE

Crime

Segundo o processo, no dia dos fatos, Maria Esther Farias Campelo, de 1 anos e 10 meses, estava chorando, o que sempre incomodava a mãe. Ana Cristina, então, retirou a menina da cama, a espancou com socos e tapas na cabeça, costas e tórax, e bateu a cabeça dela contra a parede. No episódio, o padrasto também começou a agredir a criança, que morreu nessas circunstâncias de violência.

Posteriormente, a mãe cobriu o corpo da filha com uma manta e saiu com o namorado para esconder o cadáver em um matagal de difícil acesso no município de Pacatuba, na Região Metropolitana. Franciel foi o responsável por ocultar o corpo, enquanto Ana Cristina permaneceu aguardando na estrada.

Depois, o casal foi à polícia para relatar que a criança tinha sido sequestrada por uma mulher loira e um homem armado em um veículo de cor preta.

Reviravolta no caso

Com o avanço das investigações e diante de contradições de relatos e da frieza demonstrada pela mãe e pelo padrasto com o rapto da menina, as autoridades conseguiram a confissão do crime. Eles foram capturados um dia após denunciarem o falso sequestro.

Aos policiais, Franciel relatou que Ana Cristina, que também é mãe de outra criança, costumava reclamar da filha mais nova, alegando que ela dava muito trabalho e a vítima era maltratada pela mãe.

O homem disse ainda que, no dia dos fatos, a criança teve uma convulsão e começou a chorar. Após intensas agressões por parte da mãe, ele falou que reparou que a menina estava com a respiração fraca. Mas, contou ter ido dormir, só descobrindo o óbito na manhã seguinte. Com medo de serem presos, os dois decidiram criar a história referente ao sequestro para a polícia.

Já a mãe em seu depoimento, Ana Cristina revelou que a filha tinha um cisto na cabeça, epilepsia e diversos outros problemas de saúde. Ela afirmou que Franciel a criava, porém que sempre a tratou mal por conta do trabalho decorrente das enfermidades que ela possuía.

A mãe admitiu ter agredido a criança e acrescentou que o namorado fez o mesmo. Ela disse acreditar que quando Franciel começou as agressões, a filha já estava sem vida.

Corpo da criança foi encontrado enrolado em um lençol em um matagal na cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. — Foto: Leábem Monteiro/ SVM

Fonte: G1 CE

 

 

 

2 Comentários
  1. демид имя при крещении, имя давид при крещении знаки судьбы голубь черное венчание сроки, черное венчание отзывы кто делал вероника праведная молитва потею во время
    намаза, во время намаза сильно бьется сердце

  2. Venta de medicamentos en Madrid arcana Ensenada Freiverkauf von Medikamenten in der Schweiz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.