Professor Gerardo Cristino recebe título inédito de Professor Emérito da UFC no interior do Ceará
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Professor Emérito ao médico e docente Gerardo Cristino Filho, reconhecendo sua trajetória exemplar no ensino superior e sua contribuição histórica para a interiorização da universidade.
Gerardo Cristino foi o primeiro professor do Campus da UFC em Sobral, onde exerceu também os cargos de diretor da Faculdade de Medicina e diretor do campus, sendo um dos principais responsáveis pela consolidação e expansão da presença da instituição no Norte do Estado.
A proposta de concessão do título foi apresentada pelo atual diretor do campus de Sobral, professor Mário Áureo Gomes Moreira, e obteve aprovação unânime do colegiado, marcando um feito histórico: é o primeiro título de Professor Emérito concedido a um docente aposentado de um campus do interior da UFC.
O título de Professor Emérito é uma das mais altas honrarias acadêmicas da Universidade Federal do Ceará, atribuída a docentes aposentados que se destacaram pela relevância de suas ações e pela dedicação integral ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Com o reconhecimento, Gerardo Cristino entra para a história da UFC como símbolo de comprometimento, pioneirismo e inspiração para as futuras gerações de educadores e profissionais formados no interior cearense.

