Professora cria ‘barril do Chaves’ na sala de aula para incentivar aluno com autismo, no Ceará

O estudante do 3º ano do ensino fundamental tem hiperfoco na série mexicana. Por isto, a docente pensou nesta estratégia, já que ele resistia à permanência na sala.

Um aluno com autismo de uma escola pública em Juazeiro do Norte, no Ceará, ganhou um incentivo inusitado, porém divertido, para permanecer em sala de aula: um barril similar ao do personagem Chaves, da série mexicana homônima. O estudante Raphael Silva, do 3º ano do ensino fundamental, tem hiperfoco no personagem — o que motivou a estratégia criada pela professora Licaelle Rocha, em parceria com o cuidador que acompanha Raphael, Tiago Feitosa.

A docente faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Mário da Silva Bem. Ela explicou que o hiperfoco está atrelado ao extremo interesse e concentração em assuntos específicos. Nessa perspectiva, surgiu a ideia de inserir algum elemento que chamasse a atenção da criança, incentivando o gosto pelo ambiente de aprendizagem.

Raphael, conforme a docente, reagiu bem ao primeiro contato com a estratégia inovadora. “De imediato, ele já entrou na sala e seguiu direto para o local, reproduzindo muitos gestos de felicidade”, disse Licaelle.

Raphael tem hiperfoco no personagem da série mexicana, e vai para a escola com o chapéu do Chaves. — Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte/Reprodução

A professora explicou que a ideia de construir o barril surgiu para que ele permanecesse junto aos colegas em sala de aula, já que ele apresentava resistência. Em 2022, o cuidador que acompanhava Raphael identificou o hiperfoco da criança pelo programa televisivo mexicano e já começou a abordar itens que promovessem a identificação do Chaves no cotidiano escolar do aluno.

O profissional já havia dado ao estudante o elemento mais característico do personagem: o chapéu. Desde então, Raphael frequenta a escola com o objeto na cabeça. Com o trabalho de parceria da professora junto ao do cuidador, a criança é estimulada e motivada a desenvolver habilidades básicas que impactam positivamente na sua aprendizagem.

A estratégia inusitada foi pensada após o estudante apresentar resistência a permanecer em sala de aula. — Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte/Reprodução

A ideia do barril foi colocada em prática com a parceria do novo profissional que acompanha Raphael, Tiago Feitosa, que, por meio de doação, conseguiu o objeto para confecção do barril.

A mãe de Raphael, Cícera Torres, agradeceu pela atenção especial ao filho. “Ele adora ir para escola, gosta muito do ambiente, dos colegas e professores. Com essa novidade ele não para de fazer os gestos que identificam que ele está alegre. Fico muito feliz com todo esse olhar que estão tendo com meu filho e é também uma forma de incentivar outros profissionais”, disse.

O estudante Raphael Silva tem hiperfoco no personagem Chaves, o que motivou a professora a criar a estratégia de inclusão na sala de aula. — Foto: Reprodução

Fonte: G1

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