Programa de Formação em Artes Cênicas oferece cursos para 1200 artistas, estudantes e profissionais

Fortaleza, Russas e Sobral sediam o Programa de Formação em Artes Cênicas, levando aprofundamento teórico e prático para 1200 artistas e técnicos da cena. São 23 professores criadores do Brasil e de países como Argentina, Brasil, Chile, França, Itália, Portugal e Venezuela. O projeto reúne estudiosos criadores de programas de pós-graduações em artes cênicas, tecnologias da cena, institutos, laboratórios criativos, institutos de relevante atividade profissional e artística para ministrarem 13 cursos, quatro residências criativas e quatro experimentos cênicos, cujo formato propõe o processo criativo inseparável do processo pedagógico. A ideia de criação como pensamento, e pensamento como ato criativo.

O programa iniciou em fevereiro, em Fortaleza, e segue pelas três cidades até abril. As atividades acontecerão nas cidades citadas, mas acolherão participantes de toda a macrorregião. O público alvo são artistas cênicos, profissionais, professores, pesquisadores, atores, bailarinos, músicos, circenses, cantores, diretores, dramaturgos, iluminadores e sonoplastas. As pré-inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará: www.secult.ce.gov.br.

A certificação em Artes Cênicas será conferida a quem obtiver 75% de presença na atividade. Os temas dos cursos abordam treinamento de mente, corpo e voz do ator, dança, música, canto, dramaturgia, teatro de boneco em suas várias técnicas de manipulação e a cena contemporânea. Além disso, serão abordadas tecnologias de cena, como iluminação, cenários, figurino, maquiagem e sonoplastia.

Para a diretora do Programa de Formação, Rejane Reinaldo, o objetivo é promover experiências que movimentem artistas e profissionais, fazendo imersões cênicas de forma descentralizada. “Precisávamos de ações de formação avançada em cidades do interior do nosso Estado, onde ainda não temos programas de pós-graduações em artes. Será um momento de trocas, intercâmbios técnicos, estéticos, poéticos, pedagógicos, didáticos e afetos entre criadores.

A realização do Programa de Artes Cênicas é do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Também tem os seus recursos garantidos por meio de uma Emenda Parlamentar de 2013 do então Senador da República, o cearense Inácio Arruda.

No projeto, o intercâmbio de saberes entre profissionais, artistas e professores é incentivado através do perfil dos convidados, que trazem a abordagem das Artes Cênicas no seu sentido amplo, ao juntar teatro, dança, música, circo, ópera e tecnologias da cena. Participam das ações professores criadores do Acre, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte, e de outros países, como Argentina, Chile/Venezuela, França/Portugal e Itália.Resultado de imagem para Programa de Formação em Artes Cênicas oferece cursos para 1200 artistas, estudantes e profissionais

EM SOBRAL

O Vale do Acaraú receberá, na cidade de Sobral, as atividades do Programa de Formação em Artes Cênicas para artistas e técnicos da área. Serão quatro cursos, um experimento cênico e uma residência criativa. Com o tema “Cenografia e Tecnologias de Cena”, o primeiro curso será entre os dias 2 e 6 de março, de 13h às 19h, com Sávio Araújo, convidado especial do Rio Grande do Norte. Com mais de 30 anos de experiência na área de Artes e Teatro, ele é docente da UFRN e tem Pós-Doutorado na University of British Columbia, Vancouver, Canada.

Entre os dias 9 e 13 de março, de 13h às 19h, será ministrado o curso “O jogo do Brincante no universo da cena”, com Cláudio Ivo. Cearense, ator e diretor de teatro é também instrutor de circo, palhaçaria e cultura tradicional popular. Formado pela Escola Nacional de Circo, nos anos 2000 foi selecionado para o elenco do Cirque du Soleil, Canadá. Hoje está na Opereta Popular Canto de Reis, espetáculo em homenagem ao Reisado do Cariri.

Com o tema “Tecnologias da cena”, o curso com o convidado Luís Parras, de São Paulo, será de 16 a 20 de março, de 13h às 19h. Ele é diretor de arte, cenógrafo, estudou pintura e história da arte no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek (Minas Gerais). Sua experiência passa também pela formação em Artes Plásticas na UFBA.

A regente, musicista e escritora, Izaíra Silvino, ministrará o curso “Cantos, artes cênicas e processos criativos” entre 11 e 15 de abril, de 13h às 19h. Ele esteve regente do Coral da UFC entre 1981 e 1989, fez transformações duradouras nos espetáculos do grupo. A professora aposentada da Faculdade de Educação da UFC, é especialista em Música do Século XX e Mestre em Educação por esta universidade. Ela foi precursora de trabalhos de valorização da música brasileira e nordestina e um projeto de multiplicação de corais.

No período entre os dias 3 e 5 e 9 e 13 abril, de 13h às 19h45, será realizada a Residência Criativa “Treinamento corpo, voz, mente do ator”, com a argentina Verônica Velez. Ela é atriz e professora de teatro, especializada em treinamento psicológico, físico e vocal de atores. Membro do grupo Teatro Acción, desde 1988, ela desenvolveu uma técnica específica de treinamento vocal criativo

Fechando a formação avançada em Sobral, o Experimento Cênico “Las Ruinas Circulares, de Jorge Luis Borges” traz Eduardo Gilio, da Argentina, entre 2 a 6 e 8 a 10 abril, de 13h às 19h45. Formado em Belas Artes, ele é diretor e autor de teatro, referência do teatro argentino contemporâneo e é pesquisador e artista no campo de novas tecnologias e videoarte.

SERVIÇO

Pré-inscrições para as atividades no site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará: www.secult.ce.gov.br.

Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica

Redes Sociais: @teatrodabocarica

Mais informações: formacaobocarica@gmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.