Quarta-feira de Cinzas no Ceará: veja o que funciona

É tradição de que na Quarta-feira de Cinzas os estabelecimentos voltem a funcionar apenas após o meio-dia. Mesmo não sendo feriado no Estado, alguns locais, como escolas e shoppings, tiveram seus horários alterados junto ao decreto especial de Carnaval, que segue até esta quarta-feira (17). Veja abaixo o que funciona no Ceará na Quarta-feira de Cinzas:

Escolas particulares

Quarta-feira de Cinzas seguirá com funcionamento normal de escolas particulares no Ceará. O feriado será adiado para o segundo semestre, em data que ainda deve ser decidida em conjunto com o Sindicato dos Professores, o Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe).

Supermercados

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados fecham somente nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro. Os demais feriados têm funcionamento normal.

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) o horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h, mas pode acontecer do supermercado oferecer um horário diferenciado, a critério de cada empresa. Quando isso acontece, os estabelecimentos informam em suas redes sociais.

Comércio

Quarta-feira de Cinzas seguirá o horário de funcionamento do comércio definido pelo decreto estadual, com serviços não essenciais abertos até 20h. Na última segunda-feira, 8, o Sindicato dos Comerciários e o Sindilojas assinaram um acordo que prevê que os funcionários recebam folgas até o fim do ano, ou caso a empresa prefira, ao invés de folgas, poderá efetuar o pagamento dos dois dias trabalhados no Carnaval.

Cagece

As atividades da Companhia de Água e Esgoto de Ceará (Cagece) funcionará normalmente de segunda a quarta, também conforme o decreto estadual. Administração, lojas, núcleos de atendimento e unidades de negócio na Capital e no interior funcionarão normalmente até o fim do feriado de 8h às 17h, mediante agendamento prévio.

Enel

A Enel Distribuição Ceará manterá o seu funcionamento normalmente no dia 17 de fevereiro. Operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros estarão trabalhando normalmente no período. Além disso, o atendimento nas lojas também estará disponível, assim como pela Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24h por dia, pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608 ou até mesmo pelas redes sociais (Facebook e Twitter), site ou aplicativo da Enel Ceará (disponível para iOS e Android).

Nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá, o atendimento em loja é através de agendamento, cumprindo todas as exigências dos Decretos Federais, Estadual e Municipal. A escolha de data e horário deve ser feita por meio do site da autarquia ou nas próprias lojas.

Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa)

Funcionará normalmente, entre as 3h e 14h da quarta. O estabelecimento também funcionou normalmente na segunda-feira e na terça-feira.

Bancos

Retornam nesta Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h. Todas as agências da Caixa Econômica Federal no Ceará funcionarão das 12h às 15h no dia 17. A listagem de unidades pode ser conferida no site da Caixa.

Igrejas

Quarta-feira de Cinzas é época de celebração nas igrejas cearenses. Das 6h às 19h, as igrejas funcionarão normalmente para a tradicional missa que antecede a Quaresma.

Órgãos federais

Diferente de outros setores, órgãos e repartições públicas federais vão manter o ponto facultativo até as 14h de quarta-feira. Segundo o Ministério da Economia, será seguido o calendário oficial para o Governo Federal divulgado no início do ano, que segue a Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020.

A portaria define os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021 a serem observados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Metrofor

Todas as linhas em Fortaleza e Região Metropolitana e no Interior do Estado continuam funcionando normalmente nos próximos dias, respeitando os mesmos horários praticados na operação regular do sistema. Para consultar sobre a operação de cada linha, acesse o site.

Sobral Shopping

Sobral shopping funciona normalmente nesta quarta-feira (17)

Deixe uma resposta