Quase 9 milhões de estudantes farão prova do Enem neste fim de semana

Neste sábado (7), quase 9 milhões de estudantes vão fazer a prova do Enem e é preciso estar atento às regras.
Tem objetos que são proibidos no local da prova. Nada de celular, relógio, muito menos, calculadora. Não esquecer de levar um documento com foto, o cartão de confirmação da inscrição e uma caneta preta em uma embalagem transparente.
Quase 9 milhões de candidatos se inscreveram para fazer o Enem, 21% a mais que no ano passado. 
Para fazer a prova o candidato só pode usar caneta preta e em uma embalagem transparente. Nada de lápis, borracha ou régua, também não pode usar relógio, calculadora, muito menos celular. Até os acessórios tem alguma restrição. Não pode entrar para fazer a prova usando óculos de sol, boné e nem chapéu. Mas todo mundo vai ganhar uma sacolinha de plástico para guardar esses objetos antes de entrar no local da prova.
Os portões vão ser abertos ao meio-dia. E a prova começa às 13h em ponto. Atenção. Para todo o país, o que vale é o horário de Brasília. É bom se programar para evitar atrasos. Deixar separados um documento de identidade original com foto e o cartão de confirmação da inscrição.

No sábado, os candidatos terão 4h30 para fazer 90 questões de múltipla escolha de ciências humanas e da natureza. A prova de domingo é mais longa. São 5h30 para todas as questões de linguagem e matemática mais a redação. 

É cansativo. Olha aí a recomendação do professor. “Dormir bem, se alimentar bem, levar barrinhas de cereais, chocolate, que possa, no decorrer da prova, ser ingerido para repor sua energia”, indica Robson Arraes, professor de história.
Uma novidade, este ano, é o uso de detector de metal nos locais das provas. “Quem tentar fraude vai ser pego e vai ser eliminado. Nós temos todo um processo de segurança que foi testado, que foi verificado, que estará em operação sábado e domingo”, afirma Francisco Soares, presidente do Inep.