Secretaria da Cultura, Ecoa e Escola de Artes e Ofícios ampliam ações

A Ecoa apresentou na última quinta-feira (12), para os colaboradores da Escola de Artes e Ofícios, seu planejamento para o exercício 2014/2015. O programa Ensinarte chega com formação nas diversas áreas culturais, totalizando cerca de 8.000 horas de formação para quase 500 vagas, todas gratuitas.

Após um ano de estudos, reflexões e busca de parcerias, a Escola de Artes e Ofícios de Sobral requalifica e renova suas ações com uma proposta de formação educacional no campo das artes e dos ofícios de primeira linha. A Escola Nova de Artes e Ofícios dará oportunidade aos jovens para o exercício da cidadania, com participação nos processos criativos e a apropriação de instrumentos para a conservação dos lugares de memórias, dos patrimônios materiais, imateriais, das histórias, das culturas tradicionais e dos modos do fazer artesanal.

Na perspectiva de um centro de formação de ofícios artísticos e de restauração do patrimônio, a Escola oferecerá cursos em diferentes formatos, e atenderá jovens aprovados em processo seletivo e em teste de aptidão. As inscrições serão abertas, ainda este mês de fevereiro, para os cursos técnicos de carpintaria, edificações, conservação e restauro do Patrimônio e para os cursos livres de auxiliar de conservação de acervos, revitalizador de alvenarias, gesseiro, revitalizador de estruturas em madeira, pintor restaurador, além de confecção e restauro de vitrais.

A abertura dessas novas possibilidades, que buscam excelência na formação de ofícios artísticos, surgiu a partir da necessidade de profissionais qualificados para ações de intervenção no Patrimônio Histórico tombado de Sobral, em especial, nas futuras ações do PAC das Cidades Históricas, onde o Município teve aprovados 13 projetos, e nas ações de restauro do interior da Igreja da Sé e do Museu D. José.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.