Segundo a SSPDS, ocorrências de importunação sexual apresentaram redução de 100% durante o Carnaval

As ocorrências de importunação sexual apresentaram redução de 100% durante o Carnaval, enquanto no ano passado foram contabilizados cinco casos durante o mesmo período. Em 2024 não houve registro no Carnaval até a tarde da quarta-feira de cinzas, 14. A informação foi divulgada pelas secretarias das Mulheres e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Conforme a Secretaria das Mulheres, neste ano foram implantados equipamentos de atendimento para mulheres em Aracati, São Benedito, Novas Russas, Itapipoca, onde se concentram festejos e foliões.  O equipamento é a Tenda Lilás, que realizou 11 atendimentos, sendo sete em Aracati e quatro em São Benedito, sete relacionados atendimento psicosocial e quatro com encaminhamentos a Polícia Civil, sendo dois deles por violência doméstica.

Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). A SSPDS reforçou que possíveis vítimas de importunação sexual podem registrar Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) a qualquer hora do dia ou da noite.

A SSPDS divulgou, durante o balanço da Operação Carnaval, que houve uma redução de 43% nas ocorrências de crimes sexuais. No feriado de 2023 houve a contabilização de 21 casos, sendo que neste ano foram 12 registros.

Como funciona a Tenda Lilás

Conforme o órgão, além do atendimento psicosocial, a Secretaria da Segurança reforçou a campanha organizada pela Secretaria das Mulheres, “Depois do não, tudo é importunação”. O intuito é a prevenção é o combate dos crimes de importunação sexual e violência contra as mulheres em grandes eventos.

Fonte: O Povo