Sobral inicia pesquisa estadual sobre impacto do novo coronavírus

Trabalho de campo envolve coleta de material para teste rápido, exame laboratorial e condições epidemiológicas de 900 pessoas. Antes de Sobral, a pesquisa foi realizada em Fortaleza
Depois de Fortaleza, agora é a vez da cidade de Sobral, polo da região Norte, aplicar uma ação científica que tem por objetivo identificar características de transmissão do coronavírus. O trabalho faz parte da Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19 e começou no município sobralense nesta ontem (18). Um grupo de 900 pessoas participa dos testes rápidos.
Além da testagem rápida, os voluntários vão fazer exames de biologia molecular, a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta) por meio do swab (haste de plástico com algodões nas pontas). O resultado do exame sai em 15 minutos. Já a amostra do exame de biologia molecular será encaminhada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), da rede estadual.
Além da coleta de material para exame, será aplicado um questionário epidemiológico e social com informações sobre sexo, idade, escolaridade, condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha sentido recentemente.
A Sesa ressalta que a pesquisa vai definir nos municípios cearenses a taxa de letalidade da doença, identificar a quantidade de pessoas que tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, além de estimar o número de pessoas assintomáticas, ou seja, aquelas que não apresentam sintomas de Covid-19.
O estudo de campo é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A realização é de responsabilidade da Prefeitura de Sobral e do Instituto Opnus.
Mapeamento
Para a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, a pesquisa é fundamental para avaliar a real incidência da Covid-19 no Estado. “Iremos verificar, por exemplo, quantas pessoas já têm imunidade contra o vírus”, explicou.
HONÓRIO BARBOSA / DIÁRIO DO NORDESTE

- Advertisement -

Deixe uma resposta