Sobral sedia o Encontro de Agroecologia do Estado do Ceará nos dias 10 e 11 de maio

Entre os dias 10 e 11 de maio, a cidade de Sobral (CE) irá receber o Encontro de Agroecologia do Estado do Ceará. O Evento, que é preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que acontece este ano em Belo Horizonte contará com roda de conversa, debates, exposições com experiências, seminários e a Feira Agroecológica e Solidária de Sobral.
 
O IV ENA será realizado de 31 de maio a 03 de junho e tem como principal tema: “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”, e é a partir desse princípio que o Encontro de Agroecologia do Estado do Ceará realiza suas atividades com o objetivo de debater a importância do trabalho do campo para o bem estar tanto das áreas urbanas como das áreas rurais, já que vem do campo a maior parte do que comemos no nosso dia a dia como: legumes, frutas, verduras e produtos de origem animal.
 
O Encontro estadual será realizado no Centro de Treinamento de Sobral – Cetreso, localizado na Avenida da Universidade, nº 870 – Jerônimo de Medeiros Prado, Sobral. Na quinta-feira, 11, a programação terá início na Feira Agroecológica e Solidária de Sobral, na praça de Cuba, às  8h. A partir das 10h a programação do encontro segue no Cetreso com a roda de conversa  Agroecologia e Democracia unindo Campo e Cidade. Em seguida será realizada uma síntese da atividade com a professora Gema Galgani Esmeraldo (UFC). No período da tarde será realizado o carrossel de experiências onde as/os participantes terão a oportunidade de conhecer as ações realizadas em outras instituições do estado do Ceará. O dia será encerrado como uma noite cultural que contará com apresentações artísticas e um debate sobre a Cultura Alimentar com a professora, Helena Selma (UFC).
 
No segundo dia, serão realizados seminários com os seguintes temas: Mulheres, Feminismos, Economia Feminista e Combate à violências; Mudanças Climáticas e Água: conservação e democratização do acesso e gestão; Comunicação, Cultura e Educação do Campo; Agriculturas Urbanas e Direito à cidade; Juventudes do campo e da cidade e Movimento LGBT; Terra e Território – lutas e resistências das comunidades tradicionais; Construção do conhecimento agroecológico e Politicas Publicas para a Agroecologia; e Com Racismo não há agroecologia.
 
Resultado de imagem para AgroecologiaO Encontro é uma realização do Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido, Rede Ater Nordeste, Fórum Microrregional Pela Vida no Semiárido de Sobral, Residência Agrária e Rede Tramas. Parceria da Articulação Nacional de Agroecologia, Articulação Semiárido Brasileiro e apoio do Projeto Paulo Freire e Governo do Estado do Ceará.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.